A sífilis é evitável e pode ser tratada

schedule
2015-10-28 | 22:12h
update
2022-02-26 | 10:56h
person
www.portalsaudenoar.com.br
domain
www.portalsaudenoar.com.br
A sífilis é evitável e pode ser tratada

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Treponema pallidum que requer muito cuidado, pois após a infecção inicial a bactéria pode permanecer no corpo da pessoa, por décadas para só depois manifestar-se novamente. A sífilis e o mal que pode fazer ao organismo humano é o tema do programa Saúde no Ar desta quinta-feira (29.10).

Quem vai falar sobre essa doença no quadro “Conversando com o especialista” é a coordenadora de DST/Aids da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), Nilda Ivo, que é também diretora da Vigilância Epidemiológica da secretaria.

Alguns fatores são considerados de risco para contrair sífilis, como manter relações sexuais desprotegidas com uma ou mais pessoas ou estar infectado com o vírus do HIV, causador da Aids. A sífilis se desenvolve em diferentes estágios, e os sintomas variam conforme a doença evolui.

Lesões duras, mas nem sempre doloridas nos órgãos genitais são o primeiro sintoma da sífilis. Chamadas de cancros, elas geralmente aparecem nos genitais, mas podem ocorrer também no ânus, na pele, na gengiva, na palma das mãos e na planta dos pés.

Mesmo sem tratamento, essas lesões costumam desaparecer em alguns dias, mas a doença continua ativa no organismo e pode provocar outros sintomas: manchas avermelhadas na pele e nas mucosas (sífilis secundária) e alterações no sistema nervoso central (sífilis terciária).

Se não for tratada precocemente, pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso. O uso de preservativos durante as relações sexuais é a única maneira de prevenir a doença.

O programa, conduzido por Patrícia Tosta, vai ao ar a partir das 10h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.

*Redação Portal Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
www.portalsaudenoar.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
www.portalsaudenoar.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
28.07.2024 - 20:43:55
Uso de dados e cookies: