A saúde pública no Brasil é um assunto cada vez mais discutido nas mídias, devido às suas falhas e à dificuldade de oferecer um serviço de qualidade a 75% da população brasileira que usa o Sistema Único de Saúde (SUS) .
É sabido que o Brasil aplica pouco na saúde pública, cerca de 4% do PIB, nos três níveis de governos. Países europeus e o Canadá aplicam o dobro disso.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil gasta 512 dólares por pessoa por ano, enquanto França, Alemanha e Canadá chegam a quase quatro mil dólares, Inglaterra acima de três mil e Espanha mais de dois mil dólares.
Para alguns brasileiros não são apenas os poucos recursos que dificultam a eficiência do setor, mas também a falta de gestões competentes.
É sobre este assunto que o nosso convidado do Saúde no Ar desta quarta (19.08), o professor do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, Luis Eugênio Portela, ex-presidente da Associação Brasileira de Saúde Pública-Abrasco, vai falar.
O programa, conduzido por Patrícia Tosta, vai ao ar a partir das 8h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.
A.V.