Como revolucionar o sistema de educação do Brasil e da Bahia e o ensino da Engenharia no Brasil
Autor: Fernando Alcoforado
Editora: Editora CRV de Curitiba/ Paraná
Fernando Alcoforado*
Este livro, a ser publicado brevemente, tem por objetivo apresentar o que e como fazer para promover uma revolução no sistema de educação do Brasil que se tornou necessária porque a educação brasileira atravessa uma crise sem precedentes. Esta crise resulta, de um lado, da inexistência de um eficiente e eficaz sistema de educação e, de outro, da falta de políticas governamentais que contribuam para a superação dos problemas atuais da educação e para sua adequação às mudanças tecnológicas em curso que impactam sobre o mundo do trabalho e a sociedade em geral. O fato de o sistema de educação do Brasil ser ineficiente e ineficaz impede que ele opere como fator de desenvolvimento econômico e social e contribua para a ascensão social das camadas mais baixas da população. A inexistência de uma nova política de educação ajustada às mudanças tecnológicas em curso impede que o Brasil aumente a produtividade de seus trabalhadores e comprometa seu desenvolvimento econômico e social. A revolução da educação a ser realizada no Brasil visa, de início, eliminar as fragilidades existentes nos ensinos fundamental, médio e superior para posteriormente adequá-los aos imperativos da era contemporânea.
As fragilidades do ensino fundamental e médio no Brasil são evidenciadas pelos péssimos resultados obtidos pelos alunos brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Alunos do PISA que busca medir o conhecimento e a habilidade em leitura, matemática e ciências de estudantes com 15 anos de idade tanto de países industrializados membros da OCDE como de países parceiros. Por sua vez, as debilidades do ensino superior no Brasil são demonstradas pelo ranking das universidades em todo o mundo realizado pelo THE (Times Higher Education) que avalia o desempenho dos estudantes universitários e a produção acadêmica nas áreas de engenharia e tecnologia, artes e humanidades, ciências da vida, saúde, física e ciências sociais e considera ainda pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional, além do ambiente de ensino. As universidades brasileiras têm se classificado bem distante das melhores universidades do mundo. Para mudar esta realidade, é preciso fazer uma revolução na educação básica, no ensino médio e no ensino superior e, não apenas, realizando reformas pontuais no ensino. Para superar as fragilidades existentes no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino superior do Brasil, é preciso fazer uma revolução na educação brasileira em todos os níveis.
A revolução da educação a ser realizada no Brasil deve preparar e atualizar continuamente os brasileiros para o mercado de trabalho atual e futuro e para lidarem com a complexidade do mundo em que vivemos e viveremos no futuro com os avanços tecnológicos em curso relacionados com a inteligência artificial, a 4ª Revolução Industrial e a Internet 5G no campo das comunicações, entre outras tecnologias, que revolucionam a sociedade. O novo sistema de educação do Brasil deve preparar e atualizar os brasileiros para o mercado de trabalho que está mudando em consequência dessas revoluções tecnológicas em que todos terão que lidar em uma ambiente altamente complexo com máquinas superinteligentes. O sistema de educação do Brasil deve ser reestruturado desde o ensino infantil ao ensino superior se inspirando nas políticas educacionais mais bem sucedidas praticadas pelos melhores sistemas de educação do mundo, como os da Finlândia, da Coreia do Sul, do Japão e da Suíça, entre outros.
A revolução da educação a ser realizada no Brasil deve, também, preparar os brasileiros para exercerem a cidadania plena colocando em prática os ensinamentos de Anísio Teixeira e Paulo Freire, entre outras medidas. Segundo Anísio Teixeira, as novas responsabilidades da educação são educar em vez de instruir, formar homens livres em vez de homens dóceis e fazer frente às incertezas do futuro. Por sua vez, Paulo Freire defendia uma educação para o desenvolvimento econômico e para a construção da democracia, considerava a educação como instrumento de transformação da sociedade, refutava o método tradicional de ensino propondo que o professor seja um facilitador do processo de aprendizado do aluno e não um mero comunicador do conteúdo. Finalmente, revolução da educação a ser realizada no Brasil deve prover assistência social e psicológica aos estudantes e às famílias dos alunos carentes por meio de serviços, benefícios, programas e projetos que se constituam como apoio no enfrentamento de suas dificuldades e a utilização da psicologia positiva na educação das pessoas para ajudar os estudantes a saberem interpretar corretamente o mundo e a si mesmo.
Para delinear as estratégias capazes de promover a revolução necessária do sistema de educação do Brasil avaliou-se seu desempenho, analisou-se os melhores sistemas de educação do mundo, identificou-se os requisitos para a educação do futuro no Brasil e definiu-se como promover a revolução da educação no Brasil. Este livro incorpora textos de artigos que publicamos nos últimos anos de atividade em vários websites e revistas especializadas através dos quais apresentamos os avanços realizados na área da educação no Brasil e no mundo. A metodologia utilizada na elaboração deste livro consistiu, basicamente, em estruturar seus capítulos com o uso de artigos objetos de estudos e pesquisas por mim publicados em diversos websites e revistas especializadas abordando os tópicos referentes a cada capítulo.
Este livro apresenta os capítulos seguintes:
Capítulo 2- O desempenho do sistema de educação do Brasil
Neste capítulo, são apontadas e analisadas as fragilidades do sistema de educação do Brasil que fazem com que ele apresente mau desempenho. São abordados neste capítulo os tópicos seguintes:
• As fragilidades do sistema de educação no Brasil e como eliminá-las
• As fragilidades da proposta de reforma do ensino médio no Brasil do governo Temer
• As fragilidades do Plano Nacional de Educação do Brasil
Capítulo 3- Os principais sistemas de educação do mundo
Neste capítulo, são analisados os melhores sistemas de educação existentes no mundo como os da Finlândia, da França, da China, dos Estados Unidos, de Cuba, da Coreia do Sul e do Japão, bem como os projetos Bolonha de ensino superior da União Europeia e o da Universidade Nova no Brasil com base nos quais foram identificados seus fatores de sucesso. São abordados neste capítulo os tópicos seguintes:
• Finlândia: paradigma da educação no mundo (1)
• Finlândia: paradigma da educação no mundo (2)
• O sistema de educação da França
• O sistema de educação da China
• O sistema de educação dos Estados Unidos
• O sistema de educação em Cuba
• Bases do sucesso da educação na Coreia do Sul e no Japão
• Os fatores de sucesso das políticas de educação na Finlândia e na Coreia do Sul
• Os projetos Bolonha de ensino superior da União Europeia e da Universidade Nova no Brasil
• Fatores de sucesso dos melhores sistemas de educação do mundo
Capítulo 4- Os requisitos para a educação do futuro no Brasil
Neste capítulo, é apresentado o que o sistema de educação do Brasil deve fazer para planejar a preparação e a reciclagem das pessoas para o mercado de trabalho do futuro, colaborar no combate à violência e superar a alienação social no País, promover a formação do indivíduo crítico, reflexivo, pensada como cultivo do espírito, como condição para o avanço da humanidade, sob o ângulo ético e político, com o objetivo de integração social e de construção da cidadania. Para realizar essas mudanças, o sistema de educação do Brasil precisa contar com o papel decisivo de professores altamente qualificados. Este capítulo apresenta os requisitos para a educação do futuro no Brasil à luz dessas mudanças. São abordados neste capítulo os tópicos seguintes:
• A educação voltada para o futuro
• Nova educação requerida em um futuro econômico com máquinas inteligentes
• O futuro do trabalho e da educação no mundo
• A educação é a garantia de emprego e ascensão social no futuro?
• Justiça social e educação são as armas para combater a violência no Brasil e no mundo
• Educação e alienação social
Capítulo 5- Como promover a revolução da educação no Brasil
Neste capítulo, são apresentadas as estratégias para promover a revolução da educação no Brasil abordando os tópicos seguintes:
• Em defesa de uma revolução na educação do Brasil
• Em defesa de uma nova educação e de um novo professor no Brasil
• Em defesa do professor e da educação no Brasil
• Bases do sistema de educação para o Brasil na era contemporânea
• A revolução na educação necessária ao Brasil
• A revolução da educação necessária ao Brasil
• Mutirão cívico pela educação no Brasil
• A educação requerida ao Brasil no Século XXI
ANEXOS
1- Discurso de posse do Professor Fernando Alcoforado como acadêmico da Academia Baiana de Educação em 16/04/2014
2- Como revolucionar o sistema de educação da Bahia
3- Como revolucionar o ensino da Engenharia no Brasil
Este livro é destinado aos gestores da área de educação, aos órgãos governamentais dedicados à educação, aos professores e para todos que desejarem adquirir amplos conhecimentos sobre a prática da educação no Brasil e no mundo.
*FERNANDO ALCOFORADO é Doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia e Especialista em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como docente durante 50 anos ministrando disciplinas em Engenharia, Economia e Administração e como engenheiro por 60 anos, além de exercer cargos de gestão nos setores público e privado, e é autor de 17 livros.
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