Os esforços diplomáticos para obter um cessar-fogo e a permissão da entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, fracassaram nesta segunda-feira (16),
A pauta oficial da reunião foi “a situação no Oriente Médio, incluindo a questão palestina”. Foi feita uma votação para aprovação ou recusa da proposta de resolução do conflito dada pela Rússia na última sexta-feira (13). A proposta foi recusada.
Para um texto ser aprovado no Conselho de Segurança da ONU é preciso que haja votos favoráveis de nove dos 15 membros. Além disso, nenhum dos cinco membros permanentes (EUA, Rússia, China, Reino Unido e França) podem votar negativamente, já que possuem poder de veto.
O documento russo não passou por um processo de consultas internas, trata-se de uma iniciativa unilateral do governo de Vladimir Putin e não cita a condenação dos atos terroristas do Hamas. Nesta segunda- feira, a resolução da Rússia foi votada e recusada.
O governo brasileiro apresentou uma proposta de resolução alternativa no Conselho de Segurança da ONU, na qual sugere a criação de um corredor humanitário em Gaza e um cessar-fogo para permitir o atendimento de civis na região e condena os atos terroristas do Hamas. A resolução do Brasil, ficou para ser votada amanhã, mas as chances de aprovação são remotas.
Os EUA censuraram a Rússia por não condenar explicitamente o terrorismo do Hamas. Ao contrário da Rússia, os EUA não aceitam o cessar fogo.