Categories: Destaques

A luta antimanicomial é tema do Saúde no Ar desta sexta( 22)

O anúncio do fechamento do Hospital de Custódia de Salvador, que abriga pessoas com doenças mentais que cometeram crimes, foi motivo de intensas críticas nas redes sociais.
Porém, o Movimento da Luta Antimanicomial, que acabou com o internamento de pessoas com transtornos, que passaram a ser tratadas em ambulatórios, teve seu início em 1987, em continuidade a ações de luta política na área da saúde pública no Brasil. Naquele ano a discussão sobre a possibilidade de uma intervenção social para o problema da saúde mental, especificamente, por conta dos absurdos que aconteciam nos manicômios ganhou relevância, permitindo o surgimento específico deste movimento.

Desde então a participação paritária de usuários de serviços e seus familiares se tornou característica deste movimento. Em 1987 estabeleceu-se o lema do movimento: “Por uma sociedade sem manicômios”, e o 18 de maio foi definido como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data comemorada desde então em todo o país.

Apesar de ser considerado vitorioso, o processo na prática é motivo de polêmica, principalmente entre os familiares dos doentes. Afinal, sem internações públicas, é preciso recorrer a instituições privadas, cujos preços estão acima da posse da grande maioria dos brasileiros, sem falar que a maioria das famílias não têm condições técnicas nem financeiras para cuidar dos doentes mentais. Afinal, em Salvador, nas instituições de saúde mental, as diárias ficam em torno de R$ 300 e as mensalidades R$ 10 mil.

A luta antimanicomial será o tema do Saúde no Ar desta sexta-feira (22) na mesa-redonda “Saúde em foco”, mediada pela coordenadora Patrícia Tosta, com a participação de Liliane Mascarenhas, diretora de Gestão de Cuidados da Sesab, Carla Bachman, representante da área técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, e Conceição Sodré, coordenadora de Assistência à Saúde da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência.

O programa vai ao ar a partir das 8h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar.com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Share
Published by
Jorge Roriz

Recent Posts

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

6 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

8 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

8 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

8 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

8 horas ago

Número de motoristas com problemas de visão aumenta 80% no Brasil

Dados de 2014 da Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, órgão máximo executivo do Sistema Nacional…

21 horas ago