No programa Excelsior Saúde, da Rádio Excelsior da Bahia, na série Direito e Saúde, que conta com a colaboração técnica da Comissão de Direito Médico e saúde da OAB- Ba, a advogada, Ana Ribeiro Serra, comentou sobre a importância das campanhas de prevenção e o Novembro Azul.
Confira o comentário na íntegra.
Ao longo dos últimos anos, as campanhas de conscientização e prevenção de doenças vêm ganhando destaque nos veículos de comunicação e nas dependências internas das unidades de saúde, demonstrando a importância da divulgação sobre as formas de prevenção das doenças de risco, bem como a efetividade do diagnóstico precoce.
As campanhas foram criadas a partir do movimento que relacionou cada mês do ano a uma patologia de bastante incidência na sociedade como, por exemplo, a depressão e o câncer de mama, representados pelo setembro amarelo e o outubro rosa, respectivamente.
Com o auxílio da intensa divulgação das campanhas, a conscientização da sociedade vem gerando resultados bastante promissores. Isso se justifica pelo fato de que a informação e o conhecimento sobre a prevenção das patologias corroboram para a obtenção do diagnóstico precoce, e, consequentemente, para o êxito no tratamento da doença.
No tocante ao mês de novembro, é realizada a campanha do câncer de proposta, que tem como finalidade conscientizar os homens acerca da importância da realização periódica dos exames preventivos. De acordo o Instituto Nacional de Câncer, a referida doença é considerada a segunda mais comum entre os homens, e devido a intensa divulgação, a campanha é mais efetiva a cada ano.
Nesse contexto, nota-se que o avanço da campanha do novembro azul reforça a conscientização da importância do autocuidado na saúde masculina e das elevadas chances de cura da doença quando obtém o diagnóstico precoce.
Por: Ana Paula Ribeiro Serra
Advogada, com atuação no Direito Médico e Direito à Saúde, Membro da Comissão de Direito Médico e Direito à Saúde da OAB/BA
Ouça o comentário de Ana Paula Serra: