A China anuncia que vai deixar de financiar usinas de carvão no exterior

Durante a Assembleia Geral das Nações Unidas,o presidente da China, Xi Jinping, anunciou que seu país deixará de participar da construção de usinas a carvão no exterior.

“A China aumentará o apoio a outros países no desenvolvimento de energia verde e [de baixa emissão] de carbono e não construirá novos projetos de energia movidas a carvão no exterior”, disse o presidente em um vídeo pré-gravado.

” A promessa da China mostra que está sendo fechada a irrigação do financiamento público internacional” Afirmou, Helen Mountford, vice-presidente de clima e economia do World Resources Institute

De acordo com dados do International Green Finance Institute, com sede em Pequim, divulgados pela Bloomberg, isso vai prejudicar a produção mundial de carvão, porque 70% das usinas a carvão do mundo atualmente construídas dependem de fundos chineses.

O anúncio da China ocorre após outras promessas semelhantes da Coreia do Sul e do Japão e depois de pressão da comunidade internacional.

Foto: Getty Images via BBC

JR

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.