A acupuntura é uma terapia com agulhas que proporciona melhora da dor e diminui consideravelmente as crises de ansiedade e nervosismo. O método é milenar e popularmente conhecido por atuar no tratamento de várias doenças e disfunções orgânicas (neurológicas, psiquiátricas, ortopédicas, respiratórias, reumatológicas, e digestivas, entre outras), que tem se mostrado uma excelente aliada na área de cuidados paliativos.
A acupuntura auxilia o doente a se restabelecer e a atenuar o quadro clínico da enfermidade, agindo também como adjuvante de outras formas terapêuticas.
Ela é usada há mais de 2 mil anos para tratar diferentes transtornos, incluindo tipos diferenciados de estresse físico e mental. Não é por ser milenar, entretanto, que estacionou no tempo: diversos estudos têm ampliado o conhecimento tradicional chinês, elucidando mecanismos quase invisíveis para os antigos.
Para quem tem medo das agulhas, hoje em dia , por exemplo, utiliza-se também a eletroacupuntura (EA), uma versão atualizada da terapia que consiste na aplicação de estímulos elétricos simultâneos e uniformes. Atualmente, existem estudos sobre o uso da acupuntura para fins estéticos como rugas e sinais de idade, mas a área ainda é experimental.
Nesta quinta-feira (13.08), o convidado do Saúde no Ar será o fisioterapeuta e acupunturista Benedito Carlos Gandra, que será entrevistado por Patrícia Tosta no quadro “Conversando com o especialista”. O Saúde no Ar, é transmitido pela Rádio Excelsior (AM 840) ou pelo www.portalsaude no ar, através da nossa rádio web, a partir das 8 horas. Você pode participar fazendo perguntas pelo telefone 3328.7666 ou pelo whats app 9681.3998.
A.V.