Secretário do Ministério da Saúde barra diretrizes que contraindicam kit covid

CONITEC KIT COVID

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, Hélio Angotti Neto, do Ministério da Saúde, não atendeu a decisão da Conitec que afirma ser o kit Covid ineficaz.

As diretrizes que não recomenda o uso “kit covid” na rede pública foram elaboradas por um grupo de médicos convocados pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e aprovadas em dois turnos pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema de Saúde (Conitec).

Na prática, a decisão mantém o País sem uma recomendação oficial de como tratar pacientes de covid com quase dois anos de pandemia.

Durante a CPI da Covid, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, afirmou por diversas vezes que atenderia a decisão da CONITEC, as medicações do kit Covid, cloroquina, ivermectina, Azitromicina, tem estudos em todo o mundo e todos os especialistas e cientistas afirmam que tais medicações não possui nenhum efeito positivo contra Covid e pode até prejudicar e matar os pacientes.

A decisão de Angotti foi registrada em quatro portarias publicadas no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 21. Em todas, o secretário amparou sua decisão em uma nota técnica de 45 páginas assinada somente por ele. Agora, a decisão será encaminhada para Queiroga adotar “as devidas medidas que julgar cabíveis”.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.