Inmetro recomenda atenção na compra de materiais escolares

Com a retomada do ano letivo e retorno das aulas presenciais, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), vinculado ao Ministério da Economia, alerta para escolha de itens da lista das escolas, a recomendação é dar preferência aos produtos que exibam o selo do instituto.

De acordo com a a pesquisadora tecnologista do Inmetro, Milene Fonseca, o selo indica que os produtos atendem a requisitos mínimos de segurança; a fim de evitar acidentes e riscos às crianças. “Os adultos não devem se prender apenas ao preço dos produtos. É preciso preservar a segurança das crianças. O selo do Inmetro é a evidência de que os itens foram testados e estão em conformidade com a norma aplicável”.

Assim, 25 artigos escolares possuem certificados pelo Inmetro e devem conter o Selo de Identificação da Conformidade. Alguns pontos verificados pelo instituto para conceder o selo são bordas cortantes; pontas perigosas, além da presença de substâncias tóxicas em itens que possam ser levados à boca ou com risco de serem ingeridos ou inalados.

Denúncias

Além disso, o instituto alerta que, caso o consumidor encontre produtos sem o selo no mercado formal, deve denunciar o fato à Ouvidoria do Inmetro no número 0800 285 1818 (de segunda a sexta-feira, das 9 h às 17 horas, ou pelo formulário.

Do mesmo modo, caso de acidentes de consumo que envolvam um artigo escolar ou qualquer outro produto ou serviço, o relato deve acontecer através do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), no endereço.

 

 

 

 

Campanha Solidariedade é Amor #SOSBAHIA 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.