Ecoar – Soberania Alimentar e Hortas Urbanas

Numa parceria de cooperação técnica/conteúdos entre o Programa Excelsior saúde, Portal Saúde no Ar e a Pró-reitoria de extensão da Universidade Federal da Bahia, publicaremos a partir desta data, às quartas-feiras, o Podcast  ECOAR, uma série sobre agroecologia e saúde.

A produção de conteúdos sobre a temática agroecologia/saúde será transmitida à comunidade, através deste Portal e também pelo Programa, Excelsior Saúde, veiculado pela Rádio Excelsior/AM840, tendo a apresentação da comunicadora, Patricia Tosta.

Esta iniciativa tem a coordenação da Profa. Dra. Josanidia Santana Lima (Profa. de Agroecologia/Instituto de Biologia da UFBA) e colaboração dos alunos da disciplina, ACCS- Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade/Comercializando a produção agroecológica.

Esta é uma publicação semanal, sempre às quartas-feiras com conteúdos inéditos de interesse da comunidade em geral.

Neste  nono episódio, o tema apresentado é:  Soberania Alimentar e Hortas Urbanas

Participação:

Entrevistadora: Juan Vitor Gramacho /Estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, 4° semestre. Entrevistada: Professora Doutora Ryzia de Cássia Vieira Cardoso /Professora da Escola de Nutrição, Mestre e Doutora em tecnologia de alimentos.

Confira o conteúdo desta edição.

Segundo a ONU, até 2025, 80% da população vai viver em centros urbanos de países como Brasil. Pensando nesse dado você já se perguntou sobre os prejuízos dessa urbanização massiva? Nesse cenário as hortas urbanas aparecem como uma ótima oportunidade não só de garantir maior qualidade de vida e aquisição de soberania alimentar saudável, mas também de ocupar locais que são inutilizados ao redor da cidade, então, por que não unir o útil ao agradável? É baseado nessas reflexões que o ECOAR- Nosso bate-papo sobre agroecologia e saúde– desta quarta,  1º de dezembro, vai tratar do tema: “Soberania alimentar e hortas urbanas”. Nessa perspectiva, ninguém melhor do que a nossa convidada, professora Ryzia de Cássia Vieira Cardoso, professora da Escola de Nutrição da UFBA, para conversar conosco sobre esse assunto.

Sobre a influência da implementação de hortas urbanas na alimentação da população, a professora Ryzia explica que as hortas são locais de produção de alimento e elas contribuem primeiro para proporcionar alimentos à população e diversificar a dieta dessas comunidades com o que é produzido.  Nas hortas tanto se produz alimentos que são convencionais como: alface, tomate, cenoura, coentro, hortelã, couve, como teremos também uma quantidade de produtos que são as plantas alimentícias não-convencionais (PANCs) dentre as quais podemos encontrar bertalha, beldroega, ora-pro-nóbis. Além disso, podemos desfrutar também de muitas plantas medicinais entre chás, ervas e outros. Então, nesse sentido as hortas contribuem tanto para preservar as tradições alimentares como também podem ser utilizadas para outras finalidades.

Acerca de como essas hortas podem contribuir para a preservação da natureza e também do vínculo da comunidade com a terra, Cardoso coloca que, inicialmente, focando no vínculo com a terra, sabe-se que como cuidadores dessas hortas nós temos muitas pessoas que são imigrantes  das áreas rurais. Essas pessoas trazem seus saberes, o seu cuidado, a sua prática com a terra e também com a produção de alimentos. Mas, ao pensar na preservação da natureza, as hortas são espaços verdes dentro da cidade que auxiliam muito criando áreas verdes em face ao crescimento. Sinais dessa urbanização como a construção de muitas casas, essa urbanidade que é muito fã de concreto, construção de prédios. Então, devido a essas características da urbanização crescente, tem-se a necessidade de contrapor esse crescimento com áreas verdes que vão auxiliar na preservação das áreas de mata, na regulação hídrica, no conforto térmico da cidade entre outras inúmeras vantagens que temos ao conciliar a agricultura urbana e as hortas funcionando na cidade.

O podcast

 O Ecoar vai ao ar às quartas-feiras, sempre debatendo temas que tenham relação com a agroecologia – ciência que abarca formas de produção e de vida com base na produção limpa, economia solidária e modo de vida que dialoguem com os ciclos da terra e da água, de forma mais respeitosa e justa.  O material é produzido por estudantes da Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade – Comercializando a Produção Agroecológica, sob a liderança da Professora Titular, Josanídia Santana Lima, do Instituto de Biologia da Ufba. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais com o ig @feiraagroecológicaufba.

  Ouça na íntegra:

O pod cast:

O Ecoar vai ao ar às quartas-feiras, sempre debatendo temas que tenham relação com a agroecologia – ciência que abarca formas de produção e de vida com base na produção limpa, economia solidária e modo de vida que dialoguem com os ciclos da terra e da água, de forma mais respeitosa e justa.  O material é produzido por estudantes da Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade – Comercializando a Produção Agroecológica, sob a liderança da Professora Titular, Josanídia Santana Lima, do Instituto de Biologia da Ufba. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais com o ig @feiraagroecológicaufba.

SAIBA MAIS:

Outras informações na revista da feira agroecológica da UFBA e nas redes sociais da Feira, basta buscar por Feira Agroecológica da Ufba no Instagram e Facebook.

Conheça os canais de informação sobre a Feira Agroecológica:

Instagram  

Facebook  

Site

YouTube: 

 

Confira também:  Para conferir todas as edições deste PodCast – acesse o link: ECOAR

Sobre o Proext

A Pró-Reitoria de Extensão é responsável por coordenar, fomentar e articular as atividades de extensão universitária das diversas Unidades e Órgãos Complementares da UFBA por meio de programas, projetos, cursos e eventos. Reconhecendo o ensino, a pesquisa e a extensão como indissociáveis, as ações implementadas pela Pró-Reitoria abrangem dois grandes campos do saber – o da Arte e Cultura e o da Ciência e Tecnologia – e compreendem a disseminação desses saberes.Tem como objetivo promover a integração entre a Universidade e a sociedade na troca de experiências, técnicas e metodologias, permitindo ao aluno uma formação profissional com responsabilidade social, dando ao professor oportunidade de legitimar socialmente sua produção acadêmica e elevando a UFBA ao patamar de uma universidade cidadã, voltada para os grandes problemas da sociedade contemporânea. Contato: Pró-Reitoria – (71) 3283-5950

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.