Sites do Ministério da Saúde e do Conecte SUS foram atacados por Hackers

O site do Ministério da saúde entre a madrugada e a manhã desta sexta-feira (10/12) foi  atacado por Hacker. Na página principal aparece o texto:  “Os dados internos do sistemas foram copiados e excluídos. Nos contate caso queiram o retorno dos dados”

A suposta intervenção hacker não foi a única sofrida este ano pelas plataformas de órgãos públicos. Em setembro, a página oficial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também foi hackeada. Na ocasião, saiu do ar a seção em que constam os formulários de Declaração de Saúde do Viajante.
O suposto ataque ocorreu no dia do pagamento do inicio do pagamento do áuxilio Brasil e no momento em que o presidente é criticado por não adotar a exigência do passaporte virtual. Não existe uma previsão de quando os sites voltarão a normalidade.

O tipo de ataque que o site do Ministério da Saúde sofreu é chamado Ransomware, em que o invasor insere um código malicioso tornando os dados inacessíveis, geralmente usando criptografia. A principal característica desse tipo de ataque é que os crackers, nome utilizado para designar pessoas com conhecimento de informática, mas que usam para fins de ataques, solicitam resgate para que os donos dos dados tenham as informações de volta.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.