Mudança de procedimento do Ministério da Saúde, gera subnotificações de casos de Covid

O Ministério da Saúde passou a exigir, em agosto, a inclusão do número de lote e fabricante dos chamados testes de antígeno nos sistemas de saúde para a notificação dos casos na plataforma e-SUS Notifica.

Com isso, a quantidade de resultados positivos e negativos desses testes sofreu uma queda abrupta, o que pode representar subnotificação. Os casos sintomáticos leves, ou mesmo pessoas que possuem suspeita de Covid por terem tido contato com outros infectados, com frequência são testados utilizando o teste do tipo antígeno, mais rápido.
Com  à chegada da variante ômicron —potencialmente mais transmissível, entender se o Brasil passará ou não por uma alta de casos é fundamental e se os números de contaminações  estão subnotificados isso prejudica o planejamento e as decisões como por exemplo se podemos ou não realizar carnaval, festas. O país fica com dados, errados dos casos de contaminação com sintomas mais leves. Os dados corretos são  essenciais para o planejamento de eventos de grande porte, como o Carnaval e as festas de fim de ano.

Os números dos  pacientes graves  atendidos em hospitais, onde é colhido o exame do tipo RT-PCR, não foram afetados. A subnotificação ocorre com os pacientes sintomáticos leves que fizeram o teste rápido ( antígeno).

JR

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.