De acordo com a Caixa, os beneficiários do Auxílio Brasil podem consultar a disponibilidade do benefício e o valor das parcelas pelo aplicativo Caixa Tem. Entenda as regras para garantir o beneficio.
O programa que substitui o Bolsa Família, agora tem consulta na plataforma criada em 2020 para o pagamento do auxílio emergencial durante a pandemia de covid-19; as operações com a nova modalidade iniciam nesta quarta-feira (17).
Pagamento
Segundo o Governo Federal, 14,5 milhões de famílias que receberão um valor médio de R$ 217,18 em novembro. Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site caixa.gov.br/auxiliobrasil.
Ainda assim, a partir do dia 23 de novembro, as agências da Caixa também retomam os horários de atendimento pré-pandemia de covid-19, entre 10h e 16h, pelo horário de Brasília.
Dessa forma, as datas para pagamento do Auxílio Brasil seguirão o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês; com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). O calendário divulgado pela Caixa na ultima semana terá neste primeiro mês, os pagamentos de 17 a 30 de novembro.
Assim, no mês que vem, em função das festas de fim de ano, o pagamento terá antecipação para os dias 10 a 23 de dezembro.
CadÚnico
Principal ferramenta do governo para incluir famílias de baixa renda em programas sociais, o CadÚnico também será usado para garantir o acesso ao Auxílio Brasil. Todos os meses, o Ministério da Cidadania selecionará novos beneficiários para o programa, desde que os dados estejam atualizados.