Covid-19: Fiocruz faz alerta ao Brasil para o aumento de casos na Europa

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que monitora a situação da pandemia no Brasil, destacou que vivemos uma fase no país “de maior alívio, mas não de menor preocupação”. o alerta foi feito após a OMS declarar que a Europa enfrenta ameaça real de ressurgimento da Covid-19”.

A instituição afirma que o Brasil precisa “aprender com as lições que a Europa tem dado para não errar nos mesmos pontos”.

Precisamos lembrar que na Europa as medidas de restrições foram relaxadas e mesmo com uma grande parcela da população vacinada ( mais de 60%) os casos começaram a subir e isso pode ocorrer no Brasil. Por exemplo, citamos a cidade de Juazeiro na Bahia que hoje registrou 100% dos leitos ocupados.

A taxa de transmissão do coronavírus no Brasil subiu para 1,04 esta semana, segundo levantamento do Imperial College de Londres divulgado nesta terça-feira (2). Em tese, cada 100 pessoas contaminadas transmitem o vírus para outras 104.

É a primeira vez, em um mês, que a taxa R fica acima de 1, o que significa que o ritmo de contágio está acelerando. Na semana passada, a taxa estava em 0,68.

JR

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.