Dia do Professor, por Fernando Alcoforado

Viva o dia do Professor e minhas homenagens aos Grandes Mestres que contribuíram para minha formação.

O dia 15 de outubro é considerado o Dia do Professor. O papel do professor é decisivo para que, através da educação, seja criado um novo tipo de homem consciente e bem preparado para transformar o país em que vivemos em seu benefício. No Brasil, é muito grande o descaso no tratamento que é dado pelos governantes aos professores que afeta a qualidade de seu trabalho na era contemporânea. Toda esta situação existe fundamentalmente graças ao descompromisso dos governantes do Brasil para com a educação que não é colocada como prioridade para o desenvolvimento nacional. Valorizar e capacitar ainda mais o professor brasileiro são fatores determinantes para o avanço da educação no Brasil.

O Brasil precisa, mais do que nunca de uma nova educação para fazer com que seja possível a preparação das pessoas para desempenhar suas atividades profissionais ajustadas aos novos tempos e, também, desempenhar seu papel de cidadãos conscientes e transformadores da sociedade em que vivemos. Para implantar uma nova educação, se torna imprescindível transformar o sistema educacional do Brasil que está obsoleto para formar cidadãos mais capacitados para um futuro diferente da realidade atual que está chegando ao fim. Para colocar em prática um novo sistema de educação voltado para o futuro, é preciso preparar o professor para cumprir um novo papel. Deveríamos nos inspirar nas políticas educacionais praticadas no Japão, Finlândia e Coreia do Sul que são os países mais avançados em educação no mundo.

Professor no Japão é uma profissão muito respeitada, e para os japoneses o professor é chamado de “sensei”, ou mestre em português, pois é considerado o sábio. No Japão, professores são admirados. Na Finlândia, o pilar que sustenta a educação diz respeito à seleção e formação de professores de ponta, com reconhecimento profissional e boas condições de trabalho. Na Finlândia, a profissão de professor tem status semelhante ao do médico. O que faz o magistério competir em igualdade com outras carreiras de ponta é o reconhecimento social, a autonomia e as boas condições de infraestrutura. Ser professor na Coreia do Sul é digno de orgulho e de admiração. A carreira docente na Coreia do Sul está entre as mais disputadas, graças aos bons salários (um professor sul-coreano do Ensino Fundamental chega a ganhar seis vezes mais do que um professor brasileiro e está entre os 10 mais bem pagos do mundo, com um mínimo de 4 mil dólares por mês) e às boas perspectivas de futuros (o prestígio e o salário só aumentam).

Ao celebrar o dia do professor, eu quero homenagear os mestres que contribuíram para minha formação como, no Ginásio Severino Vieira, Nilza da Rocha Santos que me capacitou e me fez amante da Matemática; no Colégio Central da Bahia, Candolina Rosa de Carvalho Cerqueira e Raul Sá que me capacitaram na língua portuguesa, Francisco da Conceição Menezes, que me fez amante dos estudos de História e Carlos Corrêa de Menezes Sant´anna que me capacitou em Química; na Escola Politécnica da UFBA, Otamar Marques que me capacitou em Cálculo e Geometria Analítica, Walter Bautista Vidal em Física, Magno Valente em Termodinâmica, Carlos Faria Ribeiro em Máquinas Elétricas, Álvaro Leal Moreno em Sistemas de Potência e Ernani Sobral em Materiais de Construção; e, na Universidade de Barcelona, José Luiz Luzón Benedicto, professor titular da Universidade de Barcelona que foi orientador da minha tese do doutorado.

Eu homenageio, também, aos dois maiores expoentes da educação do Brasil, Anísio Teixeira e Paulo Freire, ambos precursores de grandes mudanças na educação brasileira no século 20, que, como educadores exemplares, serviram de referência para minha atividade docente. Eu quero prestar uma homenagem especial à professora do Instituto de Letras da UFBA, Doralice Fernandes Xavier Alcoforado, minha falecida esposa, com a qual convivi durante 41 anos e que contribuiu, também, enormemente para minha formação.

Viva o Dia do Professor.

Fernando Alcoforado

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.