Plano do Canal do Sertão Baiano

Nesta quarta-feira (29), dia dedicado à realização de uma Audiência Pública para apresentação do Plano do Canal do Sertão Baiano; Estudo de Viabilidade e Anteprojeto de Engenharia da Transposição do Rio São Francisco. O evento foi proposto pelo deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) como presidente da Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA); assim o evento acontece a partir das 10 horas da manhã, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no CAB, em Salvador.

Desse modo, a apresentação do Plano do Canal do Sertão Baiano é resultado de um dos encaminhamentos feitos pelo deputado José de Arimateia após visita à Barragem de São José do Jacuípe; no município de Várzea da Roça – BA. De acordo com Arimateia, na ocasião, onde questionou o motivo pelo qual o equipamento não recebe água da transposição do Rio São Francisco; mesmo estando pronto para o uso. Além disso, segundo o parlamentar, o Plano vai atender a 44 municípios e beneficiará diretamente mais de um milhão de pessoas com incremento à economia de todo o Estado da Bahia.

Assim, por entender o impacto positivo que o projeto terá na vida da população, o presidente da UPB, Zé Cocá, ofereceu o apoio da associação; tanto para engajar os municípios baianos na causa, quanto para a realização da Audiência Pública. “Como presidente da Comissão de Meio Ambiente, estou convocando prefeitos e outras autoridades, profissionais de Engenharia, Ciências Naturais, Sociais, Econômicas e de outras áreas, para participarem desta Audiência Pública; com o intuito de contribuir e de unir forças para que o projeto de execução da transposição do Rio São Francisco se torne realidade e; através da água, traga benefícios para a Bahia”, afirmou José de Arimateia.

Desse modo no evento, o parlamentar também vai contar com as parcerias do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe;  Consórcio Sustentável Território do São Francisco, Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Piemonte da Diamantina; bem como, o Consórcio do Desenvolvimento Sustentável Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru; Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal, além do Comitê da Bacia do Paraguaçu; Comitê do Itapicuru e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre.

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.