Planos de saúde exigem consentimento do marido para inserção do DIU em mulheres

Reportagem especial identificou que cooperativas da Unimed Saúde, em Minas Gerais e no interior de São Paulo; têm exigido consentimento de maridos para autorizar o procedimento de inserção do dispositivo intrauterino (DIU) em mulheres casadas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde o método contraceptivo é um dos mais eficazes – com 99% ou mais de eficácia. Além disso, questionados a respeito da solicitação de aprovação dos maridos, por meio da assessoria de imprensa, as unidades de Divinópolis e Ourinhos informaram que abandonaram a exigência. Contudo, a cooperativa de João Monlevade negou exigir a autorização, mesmo diante da confirmação da central de atendimento. A cooperativa afirma que apenas recomenda o compartilhamento do termo, por isso o espaço para a assinatura do companheiro. As cooperativas da Unimed João Monlevade e Divinópolis, em Minas Gerais, e Ourinhos, no interior de São Paulo, atendem mais de 50 municípios nos dois estados.

 

 

Campanha Vidas Importam 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.