O potencial do pequi na Semana dos Orgânicos

Será encerrada neste domingo (31.05) no Jardim Botânico de Brasília, a 11ª Semana dos Orgânicos . O evento que foi realizado durante toda esta semana contará com degustação de produtos derivados do pequi e chás com ervas do cerrado, oficina de arranjos e paisagismo com espécies da região. Também haverá palestra sobre o potencial do pequi na gastronomia e ação de prevenção a incêndios florestais.

Mesmo após o encerramento da semana, a campanha para a divulgação dos alimentos orgânicos continua durante todo o ano, com o objetivo de mostrar à população quais são as bases do sistema de produção orgânica. O evento no Jardim Botânico começa às 9h e toda a população pode participar.

Durante o evento no Jardim Botânico, serão lançados e distribuídos os primeiros cadernos do Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas para a Biodiversidade (Probio II), desenvolvido pelo Mapa e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O conteúdo desses cadernos tem o intuito de reduzir a possibilidade de possíveis conflitos de entendimento com relação às boas práticas adotadas para espécies de expressão econômica e ambiental para os biomas brasileiros, utilizadas no processo extrativista sustentável.

Cada caderno traz, de forma simples, o passo a passo para a elaboração, feito pelos próprios extrativistas, baseados no Projeto Extrativista Sustentável Orgânico, necessário à certificação orgânica. Nesta primeira série serão divulgados cadernos para três espécies de expressão econômica e ambiental para os biomas Amazônia, Caatinga e Cerrado.

A Semana dos Alimentos Orgânicos é uma iniciativa da Coordenação de Agroecologia do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (Coagre/Depros/SDC), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O evento é organizado todos os anos para oferecer informações aos consumidores sobre os produtos orgânicos, onde encontrá-los e como são produzidos. A proposta é divulgar para a população os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses alimentos. O pequi é uma árvore nativa do cerrado brasileiro, cujo fruto é muito utilizado na culinária sertaneja. Dele é extraído um azeite denominado azeite de pequi. Seus frutos são também consumidos cozidos, puros ou juntamente com arroz e frango.

 

Fonte: Ministério da Agricultura

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.