Homem com rosto transplantado diz que voltaria atrás

O avanço da tecnologia é um fato nos dias de hoje e um dos passos mais avançados, já dados, diz respeito ao transplante de rosto. O australiano Richard Norris é um exemplo disso.

Depois de ter tido seu rosto desfigurado em um acidente com arma de fogo, ele foi submetido a um transplante de face em 2012, aos 32 anos,em um dos procedimentos considerados mais complicados já feitos.

Depois do acidente, Richard ficou sem dentes, nariz e partes de sua língua. Ele podia falar e identificar sabores, mas perdeu o olfato. Quando saía em público, normalmente à noite, se escondia com uma máscara. O doador do rosto foi Joshua Aversano, que morreu aos 21 anos em um atropelamento. Recentemente, em um encontro patrocinado e transmitido pelo canal australiano Nine, Richard encontrou a irmã do seu doador , Rebekah, mas até agora ninguém sabe sobre o que falaram. A rede da Austrália guardou o encontro a sete-chaves, divulgando apenas poucos segundos do momento — no caso, uma cena em que Rebekah acaricia o rosto que foi de seu irmão.

Ele passou por dezenas de cirurgias para tentar recuperar sua face, mas seu corpo chegou a um limite. Foi quando um de seus médicos sugeriu um transplante de rosto.

Com o sucesso da cirurgia, Richard vive normalmente e, hoje, está totalmente adaptado ao novo rosto. À época da cirurgia, a chance de morte era de 50% durante o procedimento, porcentagem que não afastou em nada o sonho de Richard de ter um novo rosto, embora em 2013, ainda se recuperando da operação, ele tenha parecido arrepender-se do transplante ao afirmar que “não apagaria o episódio da vida se pudesse voltar no tempo”.

Com informações do Globo.com.

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.