Quase 10 milhões de estudantes estão em escolas públicas sem condições básicas de infraestrutura

Dados obtidos em levantamento do Censo escolar 2020 apresentado ao Tribunais de Contas; bem como outras instituições; revela que 6,1 milhões alunos (26,91%) das redes municipais de ensino e 3,7 milhões (24,73%) das redes estaduais estão matriculados em escolas que apresentam ao menos um problema de infraestrutura que dificulta o cumprimento dos protocolos de segurança para o enfrentamento da pandemia.

Ao todo, 137,7 mil escolas e de 38 milhões de estudantes fizeram parte da analise; revela que o levantamento mostra como principais destaques dos problemas enfrentados nas escolas são:  conexão à internet e acesso a redes de esgoto, energia e água potável.

Além disso, com a pandemia, muitos pais tem preferido deixar o filho em casa do que mandar para a escola. Desse modo, muitas escolas,  conseguem atender com a capacidade reduzida liberada.

De acordo com Cezar Miola, presidente do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa, o objetivo agora é insistir na fiscalização e cobrar medidas efetivas para oferecer tranquilidade aos alunos e professores.

“O objetivo é garantir o aprendizado, a retomada das atividades. E nós, com esse trabalho, temos por objetivo fornecer mais subsídios aos tribunais de contas para suas ações de controle de fiscalização”, ressalta.

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Caixa antecipa pagamentos da 3ª parcela do auxílio emergencial
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.