Hungria é 1º país da UE que inicia vacinação com imunizante russo Sputnik V

Com anuncio nesta sexta-feira (12); a Hungria se torna o primeiro país da União Europeia (UE) a utilizar a vacina russa Sputnik V contra o coronavírus.

De acordo com a diretora geral de Saúde do país, Cecilia Muller; “Hoje (sexta-feira) começamos a imunizar com a vacina Sputnik V. Isto acontecerá nos centros de vacinação designados pelas autoridades”, declarou.

Ainda assim, a agência reguladora húngara autorizou o uso da vacina em meados de janeiro, depois das críticas de Budapeste à “lentidão” da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) no processo de aprovação de vacinas.

Além disso, a UE autorizou três vacinas contra a covid-19: Pfizer/BioNTech, Moderna e AstraZeneca.

Eficácia da vacina Sputnik V para Covid-19 é de 91,6%

De acordo com informações divulgadas pelo instituto russo de pesquisa Gamaleya a vacina Sputnik V contra o novo coronavírus, teve eficácia de 91,6% contra casos sintomáticos da doença.

Os resultados preliminares recebeu publicação na revista científica “The Lancet“, uma das mais respeitadas do mundo; onde conta com diversos artigos relacionamentos a covid-19.

Além disso, a eficácia contra casos moderados e graves da doença pode chegar até 100% segundo o artigo. Em uma sub-análise onde participaram mais de 2 mil adultos acima de 60 anos; o imunizante apresentou e eficácia de 91,8% no grupo com essa faixa etária.

Dessa forma, a vacina produzida pelo governo russo, é a quarta a ter resultados publicados em uma revista, depois de Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca e Moderna.

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Senado proíbe fechamento de hospitais de campanha

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.