Esperança contra o Mal de Alzheimer

Fármacos desenvolvidos por cientistas da Academia Chinesa de Ciências de Cantão, que desaceleram o avanço do Alzheimer em animais,será testado nos humanos. Segundo a agência de notícias EFE,  a decisão foi anunciada neste domingo (24) pelos pesquisadores, segundo os quais o fármaco vem mostrando efetividade na melhora da memória e das habilidades cognitivas dos animais testados.

Conforme o diretor da equipe responsável pelo projeto, Hu Wenhui, à agência estatal de notícias “Xinhua”, após uma bem-sucedida experiência em porcos da Guiné, decidiu-se que a fase seguinte de desenvolvimento do composto, chamado AD16, seriam os testes em humanos.

Ao funcionar como um agente antineuroinflamatório que pode aliviar os danos causados pelas proteínas beta-amiloides nos neurônios, o AD16 desacelera o avanço do Alzheimer. Nos doentes, os fragmentos dessa proteína ( beta-amiloides) são acumulados no cérebro formando depósitos que impedem que as células possam se conectar entre si e transmitir os impulsos nervosos, o que acaba afetando suas habilidades cognitivas e sua memória.

A crença de que o primeiro sintoma de Alzheimer é a perda de memória, por sua vez, é um mito conforme cientistas. Na realidade, a doença atinge primeiramente a parte do cérebro que controla a linguagem, a memória e o raciocínio. Os  sintomas que podem servir como  indicativos da doença podem ser esquecimento persistente de fatos, desorientação no tempo e no espaço, dificuldade de executar tarefas rotineiras e alterações de comportamento, considerados incomuns para aquela pessoa, bem como dificuldades para planejar atividades e controlar as finanças.

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.