AM: Ministério da Saúde anuncia edital do programas mais médicos para o interior

Em nota, o Ministério da Saúde (MS) informou que abrira edital a partir desta segunda-feira (25/01), para o programa “Mais Médicos para o Brasil”. De acordo com o órgão, o novo edital ajudará a suprir a demanda de profissionais da saúde nos municípios do interior do Amazonas. O prazo de inscrição no processo é de dois dias.

 

Segundo secretário executivo Cássio Espírito Santo “No dia 15 de janeiro nós colocamos para o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, em uma reunião, a necessidade de ampliação do Mais Médicos nos municípios do interior. Naquele mesmo momento o secretário se colocou à disposição e falou que os municípios que quisessem ampliar o quadro de profissionais, que solicitassem e justificassem o número de médicos a mais que gostariam. Solicitamos que esses municípios nos enviassem um ofício para encaminhar ao MS e eles estão abrindo um novo edital, contemplando os municípios”.

 

As equipes do Ministério da Saúde estão no Amazonas há 20 dias, somando esforços em diversas frentes de atuação, no enfrentamento da pandemia. “Nós detectamos que a principal deficiência, principalmente neste momento de pandemia que está vindo de forma mais acelerada, é a falta de médicos. Então, imediatamente pedimos a abertura de um edital de chamamento de médicos”, ressaltou Raphael Parente, secretário de Atenção Primária do MS.

 

O Ministério priorizou a abertura do edital para Manaus, realizada no último dia 19.

 

De acordo com ele, o prefeito de Manaus, solicitou que o MS encaminhasse 108 médicos para o local para ajudar no tratamento de pacientes com a covid-1; Fizemos exatamente o quantitativo que o prefeito pediu. Desses 108 se inscreveram 153 médicos, a nossa ideia é que na sexta-feira, dia 29, eles já estejam em campo. E na segunda-feira já está prevista a abertura do edital para o interior. Vamos abrir com o quantitativo que cada município pediu para que também o Ministério da Saúde possa atuar no interior do Amazonas”, afirmou Parente.

 

Além disso, o secretário de Saúde do município de Itapiranga (a 226 quilômetros de Manaus), Aurimar Simões, que participou da reunião, disse que o município enviou ofício solicitando mais cinco profissionais de saúde para atuar no combate à Covid-19.

 

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Rússia diz que vacina Sputnik V já está em produção no Brasil
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.