HIV: Salvador registra mais 1.500 casos em um ano

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Salvador registrou 1.530 novos casos de HIV no último ano.

Em campanha do Dezembro Vermelho, referente a luta contra o HIV/Aids; os Multicentros Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas; postos administrados pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania na capital baiana, aderiram a iniciativa. O mês marca a mobilização em todo planeta para prevenção da Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

“O autocuidado é a atitude certa para viver com segurança e bem-estar. A prevenção depende das nossas escolhas pessoais e a primeira delas deve ser evitar situações de risco. Se prevenir continua sendo a melhor maneira de evitar a Aids ou qualquer outra IST. Promover saúde e uma cultura do cuidado faz parte do Jeito ISAC de Ser. Por isso estamos engajados no movimento pela vida e na luta contra o preconceito”, destacou Vinícius Menezes, gestor de Assistência e Qualidade do ISAC.

Diagnóstico

Entidades de saúde ressalta que mesmo com a pandemia é preciso continuar a busca por tratamento; bem como realizar o exame de diagnostico. Dessa forma, conhecer o quanto antes a sorologia positiva para o HIV, a expectativa de vida aumenta muito, quebrando assim, precocemente, a cadeia de transmissão do vírus. Nos Multicentros Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas os beneficiários SUS soteropolitanos têm acesso à testagem rápida para detecção do vírus.

De acordo com as instituições, a coleta acontece a partir de uma pequena amostra de sangue ou por fluido oral. O exame pode acontecer anonimamente e o resultado sai em até 30 minutos. Além disso, os pacientes identificados com sorologia positiva são encaminhados para rede especializada para dar início ao tratamento com uma equipe multidisciplinar.

Veja também: Anvisa anuncia regras para uso emergencial de vacinas e excluem venda na rede privada

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.