Conheça as vantagens nutricionais da Graviola

Levemente cítrica e cremosa, a graviola, pertence à família das amoras. Pode ser consumida in natura como qualquer outra fruta, além de sucos, picolés e sorvetes. Considerada excelente fontes de vitaminas e minerais, seus benefícios previne contra doenças do estômago e vermes e diminui a insônia, além de auxiliar nos tratamentos do diabetes, gripes e resfriados.

Graviola é uma fruta de baixo de caloria. A fruta fornece cerca de 70 calorias por 100 gramas de seu consumo. Rica em carboidratos e fibras alimentares, além de conter vitaminas como a vitamina B e vitamina C. A graviola é também uma excelente fonte minerais tais como: Magnésio, cálcio, potássio, fósforo e de sódio.

Prevenção do câncer – A fruta ajuda a diminuir os níveis dos receptores de crescimento epidérmico, portanto, impede o desenvolvimento de células de cancerígenas. Ela também contém acetogeninas que são compostos anti-cancerígenos e ajuda na inibição de nicotinamida adenina oxidase de células cancerígenas.

Perda de peso – Muito baixa em calorias, a fruta, fornece uma carga de nutrientes. Rica em fibras, a graviola, matem uma pessoa saciada por um bom tempo. Suas folhas são usadas para preparar o chá, o que pode ser útil para o emagrecimento.

Vantagens para pele – Excelente benefício para a pele – por ser rico em vitamina C – auxilia na eliminação de toxinas do corpo, deixando a pele mais macia e suave. A graviola tem também propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar a reduzir a acne e furúnculos – devido propriedades antibacterianas. Rica em polifenóis, saponinas e flavonóides, que são antioxidantes – inibem os danos dos radicais livres e preveni os primeiros sinais de envelhecimento, rugas e pigmentação. A fruta pode ainda evitar eczema, através da aplicação de suas folhas nas áreas afetadas.

Pressão arterial – A fruta contém uma quantidade elevada de potássio, o que auxilia na regulação da circulação sanguínea, reduzindo assim, a pressão arterial. A hipertensão pode ser reduzida que ocorre principalmente devido a pressão arterial elevada.

Prevenção da diabetes – Recomendada na prevenção do diabetes por ser rico em fitoquímicos – conhecidos como acetogeninas – são poderosos e podem auxiliar a regular o nível de açúcar no corpo. Além disso, a fruta é rica em fibra dietética, que ajuda a diminuir o processo de digestão no corpo e auxilia controlar o nível de glicose.

Na redução da asma e febre – Com propriedades anti-piréticos e anti-parasitárias,a graviola é útil contra a febre, tosse e frio. O chá de suas folhas pode ser consumido para aumentar a imunidade do corpo.

Por ter propriedades anti-inflamatórias, a graviola, também é útil contra o inchaço e artrite. Dores nas articulações e nas costas podem ser reduzida ainda por sua ingestão. Rica em fósforo e cálcio, auxilia no fortalecimento dos ossos. As possibilidades de osteoporose podem ser reduzidas por sua ingestão.

A graviola também é rica em um composto conhecido como triptofano. Esse composto, ajuda na redução da ansiedade e depressão – atuando como um potenciador de humor. A fruta pode ser utilizada ainda nas infecções de tratamento urinário, através do consumo in natura –  devido seu elevado teor de água.  Suas propriedades anti-bacterianas podem ser úteis contra doenças como a gonorreia.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.