Samu vai oferecer remédio contra trombose

Foi publicado sexta-feira (19), no Diário Oficial da União uma portaria que regulamenta o uso do medicamento trombolítico Tenecteplase – que pode diminuir o número de mortes por infarto – no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A iniciativa foi do Ministério da Saúde.

O medicamento poderá ser usado nas seguintes unidades móveis de suporte avançado:  Vida Terrestre; Unidade de Suporte Avançado de Vida: Equipe Embarcação; Veículo de Intervenção Rápida; e Equipe Aeromédico do Componente Móvel Samu.

Para ofertar o medicamento, o ente federado deverá cumprir requisitos como ter habilitação no Ministério da Saúde de, no mínimo, uma das unidades móveis de suporte avançado do Samu e pactuar a oferta na Comissão Intergestores Bipartite ou no Colegiado de Gestão da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

O ente federado precisa ainda encaminhar documentos definidos na portaria à Coordenação-Geral da Força Nacional de Saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) para formalizar a habilitação.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.