Hepatite é o tema do Saúde no Ar desta terça (19)

O dia 19 de maio é considerado o Dia Internacional das Hepatites. Os tipos das hepatites são três: A,B, e C. A hepatite A é contraída por infecção fecal-oral, principalmente decorrente de alimentos mal lavados e água contaminada. A hepatite A costuma ser um pouco mais leve nas crianças e mais grave nos adultos, podendo até levar a óbito. O quadro típico apresenta náusea e vômito, mal-estar, febre, perda de apetite, fezes mais claras e um amarelão no corpo e nos olhos.
Já a hepatite B é transmissível pelo sangue ou sexualmente e a hepatite C é transmitida principalmente através do contato com sangue contaminado (hemotransfusões, seringas contaminadas em usuários de drogas, material cirúrgico não estéril). Existem outras hipóteses de contágio, tais como sexual e vertical (mãe para o filho durante gestação/parto) ainda não foram comprovadas, entretanto, não podem ser totalmente descartadas.
As hepatites serão temas do “Conversando com o especialista” desta terça-feira (19) que traz o professor de hepatologia da UFBA, Raimundo Paraná Filho e a enfermeira coordenadora do serviço de DST/ Aids do município, Flavia Guimarães, para o bate-papo com Patrícia Tosta.
O programa vai ao ar a partir das 8h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), com a mediação de Patrícia Tosta, podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar.com.br. Os interessados

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.