No governo Bolsonaro, Brasil deixou de participar de diversos eventos internacionais de saúde

Nesta quinta- feira, (29/05) representantes de 50 países e entidades internacionais, se reuniram para traçar uma estratégia para uma recuperação sustentável do mundo pós-pandemia. O Brasil foi convidado, mas Bolsonaro não participou e nem enviou um  representante.

O evento comandado  pela ONU, foi liderado pelo primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e da Jamaica, Andrew Holness. Banco Mundial, FMI e outras instituições internacionais. O governo brasileiro não faz parte de uma lista de mais de 50 países e entidades internacionais que se reuniram nesta quinta-feira para o evento, sob comando da ONU,

Países como Argentina, Haiti, Costa Rica e Colômbia, além da UE, França, Alemanha, Japão e Reino Unido participam  do debate. O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, secretário-geral da ONU,   afirmou  que a reunião foi “o maior evento” entre chefes-de-estado e de governo desde o começo da pandemia. Pedindo “humildade”, o chefe da diplomacia das Nações Unidas mandou um recado a líderes que não estejam levando a crise à sério: “recusar a gravidade é arrogância.”, disse Guterres.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro tampouco participou da Assembleia Mundial da Saúde, espaço ocupado pela Colômbia e Paraguai. Procurado, o Itamaraty não explicou se Bolsonaro foi ou não convidado. Em abril, o governo ficou ainda de fora de uma aliança internacional para o desenvolvimento de uma vacina.

Fonte: Jamil Chade, UOL.

 

Edição: Jorge Roriz.

 

 

Colabore com o Saúde no ar para continuarmos com o nosso propósito, saiba como.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.