Proposta alternativa para medir sonolência ganha prêmio na Alemanha

Um videogame da Nintendo, o Wii Balance Board, pode ser uma alternativa de baixo custo  aos equipamentos existentes no mercado ( que são caros)  para medir o nível de sonolência baseado no controle postural do corpo humano

Um artigo que descreve a pesquisa realizada na Escola Politécnica (Poli) da USP sobre o assunto,  foi escolhido como o melhor da América do Sul e concorreu à etapa final da competição da 41ª Conferência Internacional de Engenharia em Biomedicina.

A conferência ocorreu , em Berlim, na Alemanha, de 23 a 27 de julho  e o contemplado foi Guilherme Silva Umemura, doutorando em Neurociências e membro do Laboratório de Biomecatrônica da Poli.

 

Falta de sono pode prejudicar controle dos movimentos do corpo e precipitam outros conflitos

“Dormir bem desempenha um importante papel na saúde e bem-estar dos indivíduos e avaliar a qualidade do sono durante longos períodos e os impactos que isso provoca no controle motor e na elaboração das tarefas diárias são aspectos cruciais à saúde”, diz o pesquisador. Pode-se minimizar, inclusive, acidentes de trabalho. Avaliar a privação de sono, por exemplo, pode medir a capacidade de atenção dos pilotos de avião antes de seguir uma viagem, de operadores de maquinários de corte das indústrias e de idosos, que, por falta de sono reparador durante a noite, podem estar sujeitos a problemas que aumentam a incidência de quedas, que os levam a fraturas, perda de autonomia e outros problemas que podem levar a óbito.

No entanto, segundo o pesquisador, os aparelhos disponíveis no mercado para aferição de privação do sono são caros e custam em média pelo menos dez vezes mais que a tecnologia utilizada pela pesquisa. Adicionalmente a esta questão, “a grande diversidade de equipamentos acaba por gerar diferentes parâmetros utilizados no diagnóstico, não tendo um padrão para a análise”, diz. A proposta do trabalho foi encontrar “plataformas de baixo custo que pudessem estabelecer padrões de referência baseados em variáveis de controle postural, uma vez que já era conhecido que a privação aguda do sono afetaria negativamente o controle postural”, afirma Umemura.

A solução encontrada para identificar quais eram as variáveis de controle postural  mais sensíveis à privação do sono foi o uso do Wii Balance Board: uma balança com sensores de pressão que permitem que o jogador faça vários movimentos físicos. “Esse tipo de plataforma registra forças de reação do solo sob os pés que são usadas para calcular o Centro de Pressão (COP), fornecendo uma medida da variação da oscilação postural”, explica Umemura. Para obter estes dados, foram recrutados estudantes, para avaliar sua postura corporal em cima da plataforma, antes e depois de uma noite sem dormir, com olhos abertos e fechados.

Fonte: USP

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.