Transtorno da Ansiedade: em busca do equilíbrio  

O padre João Arrojo, professor, psicanalista, capelão do Instituto Feminino da Bahia , foi o convidado desta quinta-feira ( 13/06) no Programa Saúde no ar com transmissão ao vivo pelas Rádios Excelsior AM 840 e Radio Web Saúde no Ar, sob o comando de Patrícia Tosta, das 08h às 9h.

“Estar ansioso é normal. Ser ansioso não”, afirmou.

O padre explica  que  ser ansioso  tira o equilíbrio da pessoa. É uma energia negativa. A ansiedade normal  faz parte da vida. Faz parte de nossa estrutura humana.

Se um filho passou do horário de chegar em casa é natural que uma mãe tenha ansiedade até que ele chegue. Mas existem pessoas são  ansiosas sem um motivo aparente e de forma constante.

O Pe João Arrojo diz que estar ansioso é normal.  Se existe uma causa mas é uma situação passageira. Ele cita um exemplo:  posso ficar ansioso por ir ao programa).   A pessoa que se mantém ansiosa de forma constante ela  possui  tensão, aflição e negativismo de forma constante  e sem motivos que sejam justificados.

João Arrojo  destaca que a medicação sem uma psicoterapia apenas age no efeito  mas não elimina a causa.

Ele diz que costuma brincar ao dizer que a terapia “é uma amizade paga”.

O Pe diz que uma boa amizade ajuda bastante porque a pessoa tem alguém para desabafar.

Existe três tipos de tratamentos:  A psicologia, psiquiatria e a psicanalise.

Existem três tipos de transtornos de ansiedade:  o compulsivo, o pânico e o obsessivo.

Tema: Transtorno da Ansiedade: em busca do equilíbrio.

“Quando se tem conhecimento se sofre menos”, afirmou.

O padre João está realizando um curso  com o tema: ” Buscando o equilíbrio”  que vai abordar os seguintes assuntos:  Stress pós traumático, ansiedades generalizadas, fobias, transtornos obsessivos e compulsivos.

O curso será realizado no período de 05 a 09 de agosto  no Instituto Feminino da Bahia que fica situado no Bairro de Politeama de Cima, em Salvador, no horário das 14h às 17h.  As inscrições estão abertas.  Maiores informações: Instituto Feminino – Fone:  3329-5522.

Assista o programa na íntegra:

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.