Projeto ‘música nos hospitais’ leva bem estar aos pacientes do Hospital Santa Izabel

?????????????????????????????????????????????????????????????????????????No dia 26 de outubro os pacientes internados no Hospital Santa Izabel (HSI) vão ter uma experiência diferente. A Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal) irá se apresentar na instituição, levando uma das funções da música para o ambiente onde ela mais precisa: a terapêutica. A apresentação, que inicia às 11h, irá beneficiar mais de 100 pessoas, entre pacientes e familiares.

“Essa ação é de fundamental importância já que o paciente lida com vários desafios que a própria doença traz, sejam as implicações físicas ou emocionais. Então quando a gente traz para o paciente algo que rompe com a rotina do ambiente hospitalar, esse momento repercute de forma positiva no processo de reabilitação dele. A música traz toda uma energia de bem-estar, remetendo a memórias agradáveis, propiciando relaxamento e revigoramento”, declara a coordenadora do Serviço de Psicologia do HSI, Ana Lúcia Freitas.

Com o objetivo de também ampliar o gosto pela música erudita, a apresentação da OCSal terá um repertório clássico que contempla Vivaldi, Bach, Mozart, entre outros compositores. Essa é a primeira vez que a Orquestra irá tocar num hospital, e o maestro Ângelo Rafael Fonseca está na expectativa pela experiência. “Eu sinto felicidade em participar de um projeto desses, afinal, esse é o espaço correto para a música, já que ela ajuda no processo de cura”, relata.

O concerto começa no Salão Preto e Branco do HSI. Em seguida, os músicos se dividem em pequenos grupos e vão às enfermarias tocar para alguns pacientes que não podem se locomover até o local da apresentação.

A iniciativa é realizada no Santa Izabel em parceria com a Associação Paulista de Medicina, que já está na sua 13ª temporada do Música nos Hospitais. Até o fim de 2018, o concerto passará por 13 instituições nos estados de São Paulo, Bahia e Ceará. Ao longo de sua história, o programa já teve mais de 170 concertos, em 21 cidades espalhadas pelo Brasil, contemplando cerca de 70 hospitais e reunindo mais de 60 mil pessoas.

Sobre o Hospital Santa Izabel

Fundado em 1549, como Hospital da Caridade, o Hospital Santa Izabel, hoje instalado no bairro de Nazaré, caracteriza-se pelo atendimento nas mais diversas especialidades, com destaque nas áreas de Cardiologia (reconhecido como centro de alta complexidade pelo Ministério da Saúde), Oncologia, Ortopedia e Neurologia. O Santa Izabel tem Acreditação com Excelência emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina, e os indicadores de Qualidade e de Desempenho. O Hospital Santa Izabel é uma das instituições que integram a Santa Casa da Bahia. Na área de saúde, também fazem parte da Santa Casa a Unidade Álvaro Lemos e a Casa de Saúde Solange Fraga.

 

Foto:Agência Bapress
Fonte: Assessoria
Redação Saúde no ar (SS)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.