Aleitamento materno: primeira refeição, primeiro ato de amor

É impossível falar de aleitamento materno sem falar de amor. O leite materno é alimento perfeito para os bebês! Entre os benefícios do aleitamento posso citar o fator de proteção para infecções, diarreias, doenças respiratórias, e para a prevenção de alergias. Os benefícios chegam até a vida adulta, alguns estudos apontam uma menor chance de desenvolver doenças crônicas como hipertensão e diabetes em indivíduos que foram amamentadas por mais tempo.

O aleitamento materno proporciona também muitos benefícios para as mães: então, além de um ato de amor e cuidado com o bebê é também um ato de amor próprio. No momento que a criança suga o leite há a liberação de determinados hormônios que ajudam, por exemplo, que o útero retorne ao tamanho normal mais rapidamente e ajuda a fortalecer o vínculo mãe e filho, além de proporcionar relaxamento e bem estar na mulher.

Mas é importante entender que o ato de amamentar apesar de muito belo, pode ser muito cansativo, principalmente nos primeiros meses. E a produção do leite depende muito de como essa mãe está emocionalmente,  se ela tem apoio, se é respeitada e ouvida em suas demandas. Sendo assim o ato de amor em amamentar não é apenas da mãe, mas também do pai e de toda a família que podem trocar fraldas, organizar a casa e preparar as refeições para que essa mãe esteja plena nesse ato de cuidado tão intenso que é amamentar.

Importante salientar que o Ministério da Saúde recomenda que o aleitamento materno seja exclusivo, até os seis meses de idade, sem necessidade de qualquer complemento, água ou chás.

WhatsApp Image 2018-05-11 at 14.48.03Durante o mês de maio/2018 a nutricionista, Mab Boaventura, assina a coluna Alimentação e também contribui com o quadro “Comer e ser” veiculado às segundas-feiras no Programa Saúde no Ar, na Rádio Excelsior AM 840, tendo a chancela da Escola de Nutrição da Ufba.

LOGO NUTRIÇÃO UFBADesde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, ambiente e Saúde no Ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Profa.Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração da aluna bolsista do projeto Permanecer, Kênnya Francine Carvalho Rosa. Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas sobre nutrição e saúde para o email: produção@portalsaudenoar.com.br ou uma mensagem de texto ou áudio para o WhatsApp: 71- 9 9681-3998. Toda contribuição será bem vinda.

Ouça o comentário da  nutricionista, Mab Boaventura:

Redação Saúde no Ar

Fonte:Mab Boaventura

Foto:Internet

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.