Dia Mundial da Prematuridade

Esta data, que também é conhecida como o Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade, foi criada em 2009, sendo seguida em países como o Canadá, EUA, Austrália e Portugal. Hoje em dia esta data celebra-se em mais de 50 países, com o intuito de se lembrar o prematuro e de se pensar em estratégias para diminuir a taxa de prematuridade.

Em Portugal os hospitais realizam ações destinadas aos pais e aos profissionais da saúde neste dia da prematuridade. As associações organizam encontros de pais e crianças prematuras, incentivando o convívio e o contacto entre as pessoas. A gravidez completa dura entre 37 e 42 semanas. Considera-se “prematuridade” sempre que o bebé nasce antes das 37 semanas de gestação.

Dados da prematuridade

Nascem cerca de 15 milhões de bebés prematuros todos os anos no mundo, o equivalente a mais de um bebé em dez. Cerca de 10% dos bebés portugueses nascem antes do tempo. Segundo a Sociedade Portuguesa de Pediatria, as crianças que nascem antes das 28 semanas de gravidez têm uma sobrevivência de 70%. Já as que nascem antes das 30 semanas, têm uma taxa de sobrevivência de 80%. As crianças sobreviventes têm tendência a sofrer de paralisia cerebral, problemas visuais ou problemas auditivos.

Em comemoração ao mês da Prematuridade, a Maternidade Professor José Maria de Magalhães Netto, deu início nesta terça (14), a uma série de programações em homenagem aos bebês prematuros. Na abertura do evento estiveram presentes as mamães “canguretes”, a equipe e os pequenos-grandes guerreiros. No encontro foi falado sobre a importância da vinculação da família-equipe RN e do aleitamento materno.

O evento foi iniciado com uma palestra sobre a “Prematuridade e o Método Canguru”, ministrada pela equipe multiprofissional, com temas sobre humanização e fisioterapia no prematuro, com o intuito de unir famílias, crianças e profissionais para sensibilizar e aprender sobre o assunto. O evento ainda teve a apresentação de slides com fotos de ex-pacientes, agora crescidos e saudáveis. As comemorações terão seguimento com cineminha para as mamães “canguretes”, dinâmicas de terapia ocupacional e sessão de fotos.

“O objetivo do evento é homenagear os bebês prematuros e mostrar que o Método Canguru está totalmente alinhado ao cuidado integral e humanizado do bebê prematuro”, declarou Andrea Carvalho, médica coordenadora do Método Canguru na unidade.

O Dia Mundial da Prematuridade foi criado para chamar a atenção para o problema. No Brasil, a taxa de prematuridade é de 11,5%, quase duas vezes superior à observada nos países europeus. Deste percentual, 74% são prematuros tardios (nascidos entre a 34ª e 36ª semana gestacional), segundo o inquérito nacional sobre partos e nascimentos, feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado em dezembro de 2016.

 

Fonte: Ascom Maternidade José Maria/Calendarr

Foto: Google

Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.