Frente Parlamentar da Medicina

A Frente Parlamentar da Medicina (FPMed) foi lançada hoje (18), durante sessão solene em homenagem ao Dia do Médico no plenário Ulysses Guimarães, na Câmara Federal. O objetivo é colocar a medicina na pauta de debates do Congresso Nacional, tendo como presidente o deputado Henrique Mandetta (DEM/MS). A cerimônia contou com a presença de várias sociedades, federações, conselhos e sindicatos representantes da categoria.

A FPMed é formada por deputados e senadores e reuniu o apoio de quase 200 parlamentares para a sua instalação. Segundo Mandetta, a iniciativa é fundamental porque a Medicina não tem organização política nenhuma dentro do Congresso Nacional, “e nos últimos anos sofreu inúmeras derrotas aqui dentro por não estar devidamente representada nessa Casa”, afirma.

Mandetta lembra a última derrota da categoria com a aprovação da MP 723/2016 que renovou o programa Mais Médicos, por mais três anos, sem a aplicação do Revalida, teste que revalida os diplomas de médicos formados no exterior. E para piorar, segundo o parlamentar, o programa vence no próximo ano sem que o Ministério da Saúde apresente alguma proposta para os médicos brasileiros.

“A FPMed permitirá a atuação política de associações, sindicatos e os conselhos nacionais dos médicos para que possam ter um braço político no Congresso Nacional para fazer a defesa profissional e a construção de leis, projetos e audiências públicas que enalteçam a Medicina Brasileira”, explica Mandetta.

 

Fonte: FENAM

Foto: Google

Redação Saúde no Ar

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.