Glúten e Lactose

O glúten é uma proteína presente no trigo, centeio e cevada. Nas receitas, ele é o responsável por dar elasticidade às massas. Em geral, está presente em todos os alimentos que levam farinha de trigo em sua composição: macarrão, bolos, pães, massas. Mas, também aparece na cerveja, no chocolate, em iogurtes e sobremesas.

Ao entrar em contato com o intestino, a proteína causa uma espécie de inflamação em algumas pessoas, gerando atrofia das vilosidades do intestino delgado. O problema gera uma série de outros, como diarreia, anemia, perda de peso, osteoporose, inchaço, fadiga, aftas e até erupções na pele que coçam bastante. Esse quadro indica que a pessoa é celíaca, ou seja, tem uma doença autoimune que faz o corpo reagir quando entra em contato com o glúten.

Já a lactose é o açúcar que está presente no leite. No de vaca, há, aproximadamente, 5% de lactose. Já no leite humano, existe, aproximadamente, 7%. Além de outros “ingredientes”, entre eles, algumas proteínas, como a caseína e betalactoglobulina.

O assunto foi tema do Quadro Comer e Ser desta segunda-feira (04/09), no Programa Saúde no Ar.

Ouça na íntegra, o comentário da nutricionista Giesy Ribeiro.

Fonte: Giesy Ribeiro.

Foto: Google

Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.