Pacientes faltam consultas

O Sistema Público de Saúde (SUS) de Minas Gerais está deixando de atender pacientes, que levaram meses para conseguir uma consulta, por falta de dinheiro para pagar a passagem até o hospital. Na região metropolitana de Belo Horizonte, 1/4 de seus pacientes estão cancelando as consultas.

Em um Centro de Especialidades de Contagem, é disponibilizado por mês cerca de 11.200 consultas, onde a perda mensal é de 20 a 25% de não comparecimento mensal. Segundo a gerente da Central de Marcações de Consultas de Belo Horizonte, estima-se que cada atendimento custa em torno de R$ 10,00 (dez reais).

Dos 40 mil pacientes marcados por mês, na capital, dez mil não comparecem, dando assim um prejuízo de R$ 100 mil reais mensais. E não é só isso, quando alguém falta, prejudica quem está atrás na fila, deixando aquele horário inativo, sem aproveitamento, acarretando em desperdício de recursos humanos e econômicos.

Fonte: SUS

Foto: Google

Redação: Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.