Hospital do Oeste recebe 88 novos leitos

O Hospital do Oeste, em Barreiras será ampliado. A boa notícia foi dada pelo governador Rui Costa, nesta quinta-feira (20). A ampliação da unidade de saúde terá a construção de 88 novos leitos e um investimento de R$ 15 milhões, entre obras e equipamentos.

Além disso, serão criados 20 leitos novos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 62 de enfermaria cirúrgica, três de UTI Neonatal e três de pré-parto, parto e pós-parto Atualmente, a unidade possui 193 leitos e se tornará o maior hospital do interior da Bahia.

O governador também anunciou a implantação de serviço de hemodinâmica, cardiologia e cirurgia cardíaca, bem como o serviço de oncologia ambulatorial, com 12 leitos de quimioterapia. Rui divulgou ainda a retomada das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, com investimentos de R$ 4 milhões. “Com essas obras, haverá um melhoria significativa do atendimento de saúde que vai beneficiar a população de toda a região oeste do estado”, ressaltou.

Unidade de Ensino- Transformar o Hospital Municipal Eurico Dutra, em Barreiras, em uma unidade de ensino, incorporando-o à Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) é uma das expectativas para o ano de 2016. Para viabilizar a ação, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, acompanhado da vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Jeanne Michel, e da reitora da instituição de ensino, Iracema Santos Veloso, verificou, nesta segunda-feira (24), as necessidades para adequar o hospital para se transformar em um campo de prática para os estudantes da Ufob.

O Hospital Eurico Dutra é uma das três unidades que devem ser incorporadas pela Ebserh. As outras duas são o Hospital Ana Nery, em Salvador, e o Hospital Nair Alves de Souza, em Paulo Afonso. Uma quarta unidade de saúde passará por estudos para ser verificada a viabilidade de incorporação, o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, que foi visitado na manhã desta segunda-feira por Fábio Vilas-Boas e Jeanne Michel.

O Secretário destacou que serão feitas avaliações para saber quais estruturas poderão ser aproveitadas e o que é necessário de adaptar. “A Secretaria da Saúde do Estado está envidando todos os esforços junto com a prefeitura de Barreiras para que o Hospital Eurico Dutra se torne um campo de prática e também seja destinado para procedimentos de média e alta complexidade, desafogando o Hospital do Oeste”, afirmou Fábio Vilas-Boas.

“Está no planejamento da Ebserh incorporar o hospital”, afirmou Jeanne Michel. Segundo ela, a ideia é que isso seja feito em 2016, transformando a unidade em um hospital universitário. Em Barreiras, o Secretário e a vice-presidente Ebserh também visitaram o Hospital do Oeste, unidade da Secretaria da Saúde do Estado.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.