Tripulante de navio é internado com Malária em Salvador

Um homem de 45 anos, natural das Filipinas foi internado em Salvador com Suspeita de Malária. De acordo com a Anvisa, os tripulantes do navio cargueiro passarão por exames e a embarcação será verificada.

A Secretária Estadual de Saúde (Sesab) informou ao Saúde no Ar que não sabe em qual hospital a vítima está internada e nem qual o seu estado de saúde.

Malária- É uma doença prevalente nos países de clima tropical e subtropical. No Brasil, a Amazônia (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), é a região onde ocorrem 99% dos casos, área endêmica para a doença. Nas demais regiões, apesar das poucas notificações, a doença não pode ser negligenciada, pois se observa uma letalidade mais elevada que na região endêmica.

Conhecida também como sezão, paludismo, maleita, febre terçã e febre quartã, é uma doença infecciosa aguda, causada por protozoários parasitas do gênero Plasmodium.

A transmissão ocorre por meio da picada da fêmea do mosquito do gênero Anopheles, que se infecta ao sugar o sangue de uma pessoa doente. Geralmente é a fêmea que ataca porque precisa de sangue para garantir o amadurecimento e a postura dos ovos.

Depois de picar um indivíduo infectado, o parasita desenvolve parte de seu ciclo no mosquito e, quando alcança as glândulas salivares do inseto, está pronto para ser transmitido para outra pessoa.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.