Programação Neurolinguística: Mudança de crenças e comportamentos

Por Henri Marie

Por que algumas pessoas fazem tão bem o que fazem e outras não?

De acordo com Vital Araújo, Máster Trainer em programação neurolinguística, e Sérgio Eurico, terapeuta holístico e Máster Trainer em PNL, em entrevista ao Saúde no Ar, a resposta pode ser dada através da Programação Neurolisguística (PNL).

Para Araújo, o sucesso e o fracasso, em qual quer área, estão intimamente ligados as nossas convicções. “O problema não é o você faz, mas como faz. ”, explica. Sendo assim, a PNL propõe repensar as crenças estabelecidas, quando não estamos satisfeitos com o resultado.

Na década de 70, os idealizadores da Programação Neurolinguística, Richard Bandler, estudante de psicologia, e John Grinder, professor de linguística, desenvolveram a técnica de programar a mente através do uso da linguagem. O método se baseia num conjunto de modelos, estratégias e mudanças de crenças que seus praticantes utilizam, visando uma comunicação positiva e eficiente entre as pessoas e consigo mesmas, com o objetivo de conquistar a excelência e o desenvolvimento pessoal e profissional.

De acordo com Vital Araújo, a PNL é baseada na crença de que a mente, o corpo e a linguagem interagem para criar a percepção que cada indivíduo tem do mundo, e tal percepção pode ser alterada pela aplicação de uma variedade de técnicas. A fonte que embasa tais técnicas, chamada de “modelagem”, envolve a reprodução cuidadosa dos comportamentos e crenças daqueles que atingiram o “sucesso”.

Eurico afirma que a PNL não trabalha com o conteúdo das questões e sim com a forma, ou seja, pessoas oriundas de diferentes classes sociais, educacionais e familiares podem se beneficiar do método, sem distinção, pois o foco é o conteúdo e não a forma. É através do conteúdo que conhecemos suas crenças.

A reprogramação mental, leva o indivíduo a enxergar os aspectos positivos, de uma situação, que antes era vista negativamente. “Se você interpreta o fato de maneira negativa, seu sentimento, seu comportamento e o resultado também serão negativos. Do contrário, se você se habitua a ver os fatos de forma positiva, tudo será positivo”, considera.

Vital Araújo, que também é médico ortomolecular, acredita que a PNL vai dominar o futuro da saúde, da educação e das empresas. “A Programação Neurolinguística é uma ferramenta do sucesso. ”, assegura.

Os terapeutas reconhecem que não se consegue esse resultado de uma hora para outra, pois é preciso primeiro adquirir o hábito de ver a realidade de forma mais positiva. É preciso treinamento mental. Os especialistas ainda ressaltam que a PNL não tem a pretensão de resolver todos os problemas da vida de uma pessoa, mas garantem que a neurolinguística melhora significativamente a nossa qualidade de vida.

Ouça na íntegra o comentário dos especialistas, no áudio abaixo:

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.