I Fórum Brasileiro marca o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

O  suicídio constitui importante questão de saúde pública em todo o mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que até 2020, mais de 1,5 milhões de pessoas irão cometer suicídio a cada ano. O Brasil ocupa a 67ª posição numa classificação mundial em taxa de suicídio, mas em números absolutos, o Brasil está entre os 10 países com maior número de suicídios. Os índices mais altos de suicídios foram observados na região sul e centro-oeste. Apesar de a região nordeste ter as menores taxas, os maiores aumentos foram vistos nesta região.

Durante o V Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica, que será realizado entre os dias 10 e 12 próximos, no Fiesta Bahia Hotel, numa iniciativa da Associação Brasileira dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica e Toxicologistas Clínicos (Abracit), por meio do Centro de Informações Antiveneno da Bahia (Ciave), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), acontece o I Fórum Brasileiro sobre Suicídio e o III Fórum Baiano sobre Suicídio, com o tema “Suicídio: aspectos éticos, sociais e clínicos”. O Fórum ocorre no dia 10 de setembro, Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

Nos últimos anos, o Centro de Informação Antiveneno (Ciave) da Bahia, através do Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio (NEPS), preocupado com o impacto causado pelo aumento significativo no número de mortes por suicídio e no número de tentativas de suicídio, realizou o I e o II Fórum Baiano sobre Suicídio, com o objetivo de produzir na comunidade uma discussão em torno do tema do suicídio e de sua prevenção. O NEPS realiza uma média de 400 atendimentos mensais, que incluem atendimentos em psicologia, psiquiatria e terapia ocupacional.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.