Brasil apresenta em Lisboa o impacto de acidentes de trânsito no SUS

Somente em 2014, mais de 40 mil mortes foram registradas por acidentes de trânsito e outras 170 mil internações foram contabilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. Tendo em vista o grave cenário, o secretário-executivo Antônio Carlos Nardi, apresenta em Lisboa os protocolos e políticas de promoção da Saúde e atenção às urgências e emergências do Ministério, que visam contribuir para reverter a situação.

O Programa Vida no Trânsito, de fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes, também contribui para mudanças positivas. Desde sua implantação em 2010, houve redução de 33% em média no número de óbitos nas capitais brasileiras e cidades paulistas de Campinas (SP) e Guarulhos (SP), e paranaenses de Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais, que executam o programa.

O secretário-executivo reforça ainda que a pasta contribui com as discussões intersetoriais para a tomada de medidas como a adoção de uma legislação de trânsito rígida, a exemplo da lei seca adotada em 2008, e da lei cadeirinha, de 2010, que estabelece padrões de segurança para transporte de crianças menores de dez anos. Ademais, participa de campanhas como o Rodovida, operação de fiscalização e comunicação integrada entre Ministérios da Justiça, Cidades, Transporte e Saúde.

Além das ações específicas mencionadas, o Ministério da Saúde trabalha de maneira transversal para prevenir e reduzir as mortes prematuras, os traumas que geram incapacidade em idade produtiva, o aumento dos custos assistenciais e a sobrecarga dos serviços de saúde, que poderiam ser evitados.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.