Ambulatório de Urticária do Edgard Santos recebe certificação internacional

O Ambulatório de Urticária do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) recebeu a certificação internacional como membro do Programa UCARE (Urticaria Centers of Reference and Excellence). A iniciativa classifica a unidade, como serviço de referência mundial no tratamento da urticária. Esse é o primeiro ambulatório das regiões Norte e Nordeste do Brasil a receber o reconhecimento e o quarto no Brasil.

Com o reconhecimento, o ambulatório do Hospital passa a integrar uma rede mundial de pesquisas e capacitação sobre o tema, que faz parte do GALEN (Global Allergy and Asthma European Network).

Doença- A urticária consiste em uma alteração cutânea, de natureza alérgica que pode ser aguda quando dura menos de seis semanas ou crônica, quando dura mais que esse período. Os casos agudos são geralmente associados com medicamentos, alimentos ou picadas de insetos. De acordo com o chefe do Serviço de Alergologia do Hupes e coordenador do ambulatório, Dr. Regis de Albuquerque, os quadros crônicos são devido a alterações do sistema imunológico que até recentemente não se sabia o mecanismo. “Pode ser induzida por estímulos físicos tais como pressão, frio, calor, exercícios físicos ou o ato de coçar a pele, chamado dermografismo”, completa.

Atendimento- O Ambulatório, que tem capacidade para novos pacientes, funciona às sextas-feiras pela manhã no Ambulatório Magalhães Neto, 2º andar, setor A. A realização dos testes necessários em alguns casos será feita nas terças feiras pela tarde. A equipe coordenada pelo Dr. Regis de Albuquerque Campos é composta ainda pelo Dr. José Carlison Oliveira, Dra. Leila Borges, Dra. Joanemile Pacheco e Dr. Tarso Bomfim Barbosa.

Para ser atendido, o usuário deve ser encaminhado pelo serviço básico de atenção à saúde.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.