Tempo chuvoso deve continuar até domingo na Bahia

A previsão da meteorologia para as cidades baianas é de chuva até o próximo domingo (2). Com trovoadas e ventos fortes a frente fria chegou a algumas regiões do estado nesta quinta-feira (30). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período chuvoso deverá diminuir de intensidade na próxima semana.O Outono de 2017 será marcado por neutralidade no oceano Pacífico Equatorial, ou seja, sem a atuação dos fenômenos El Niño ou La Niña. Entretanto, outros fatores, como a temperatura na superfície do oceano Atlântico Tropical e na área oceânica próxima à costa do Uruguai e da região Sul, poderão influenciar o regime de chuvas no País, dependendo das suas características climáticas durante esta estação.

Região Nordeste- Ainda de acordo com o instituto, na região Nordeste os meses de verão apresentaram chuvas abaixo da média, exceto em algumas áreas do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Estes episódios de chuvas foram suficientes para reverter o cenário de seca excepcional observado nos últimos cinco anos em boa parte do Nordeste (Monitor de Secas), como o caso do Ceará, entretanto a seca excepcional continua em grande parte da região (Bahia, Sergipe, Alagoas, parte dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco).

A previsão do modelo estatístico do Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet) indica temporada chuvosa na faixa normal no norte da região Nordeste até meados de abril, devido a permanência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) em sua posição climatológica. No entanto, águas mais frias no Atlântico Sul Tropical e mais quentes no Atlântico Norte Tropical podem diminuir as chuvas até o final do outono, nesta área e também entre Sergipe e leste da Bahia. Já no leste do Nordeste, climatologicamente, existe um aumento gradativo das chuvas, devido a evolução dos Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL), que poderão ocorrer entre os estados do Rio Grande do Norte e Alagoas. De forma geral, o modelo estatístico indica o predomínio de áreas com maior probabilidade de chuvas dentro da faixa normal ou abaixo durante a estação.

Incidentes devido à chuva- Na capital baiana, o último boletim da Defesa Civil da cidade (Codesal) notificou 188 solicitações nesta quinta-feira (30). O maior número de ligações é relativo a alagamento de imóveis, que contabilizou 68 registros, seguido de ameaça de deslizamento de terras, com 42 notificações.

Os bairros com maior número de chamados foram São Marcos, Alto da Terezinha e Sussuarana. Ainda foram notificados 27 ameaças de desabamento de imóvel, quatro ameaças de desabamento de muro, uma ameaça de queda de árvore, uma árvore caída, três avaliações de imóvel alagado, um desabamento de imóvel, dois desabamentos de muro, três desabamentos parciais, 24 deslizamentos de terra, um galho de árvore caído, seis infiltrações e uma orientação técnica, entre outros.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.