Incêndio no Hospital do Subúrbio

Pacientes e médicos do Hospital do Subúrbio (HS), em Salvador, levaram um susto na manhã desta segunda-feira (19). Uma das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do HS pegou fogo e deixou um paciente de 78 anos que estava internada com queimaduras de 2º grau nas costas.

Entramos em contato com a assessoria de imprensa do local que nos informou que o fato ocorreu a partir de um curto-circuito no painel elétrico e de gases medicinais do leito de isolamento, seguido de explosão. Segundo o comunicado da assessoria, com o funcionamento do sistema anti-incêndio e o trabalho de brigadistas, as chamas foram contidas e não foi necessário o acionamento do Corpo de Bombeiros.

O comunicado ainda informa que as equipes assistencial e de apoio do hospital atuaram rapidamente e transferiram de forma segura os pacientes para uma de suas enfermarias, e o Centro de Recuperação Pós-Anestésica (CRPA) no Bloco Cirúrgico, de acordo com o plano de contingência da unidade. Em tempo, o paciente queimado recebeu os cuidados necessários e se encontra lúcido, respirando normalmente, sem ajuda de aparelhos e estável. A UTI 3, onde ocorreu o incêndio, está isolada até a completa revisão da infraestrutura e liberação para funcionamento com retorno dos pacientes.

Confira o comunicado na integra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Hospital do Subúrbio vem esclarecer que, na madrugada de 19/12/2016, às 01:15h, ocorreu um incêndio em suas instalações, a partir de um curto-circuito no painel elétrico e de gases medicinais do leito de isolamento de uma de suas UTIs (UTI 3), seguido de explosão.

Com o funcionamento do sistema anti-incêndio e o trabalho dos brigadistas do hospital, as chamas foram contidas, não sendo necessário o acionamento do Corpo de Bombeiros. As equipes assistencial e de apoio atuaram rapidamente, transferindo de forma segura os pacientes para outros setores da instituição, especificamente para uma de suas enfermarias e o Centro de Recuperação Pós-Anestésica (CRPA) no Bloco Cirúrgico, de acordo com o plano de contingência da unidade.

O paciente L.U.S, sexo masculino, 78 anos, que estava internado no referido leito, sofreu queimaduras de 2º grau no dorso, recebeu os cuidados locais necessários e encontra-se lúcido, respirando normalmente, sem ajuda de aparelhos, e com hemodinâmica estável. A UTI 3, onde se verificou a ocorrência, está isolada até a completa revisão de sua infraestrutura e liberação para funcionamento com retorno dos pacientes.

O Hospital do Subúrbio agradece a todos os colaboradores envolvidos no controle e tratamento da ocorrência, pelo profissionalismo, agilidade e zelo na sua atuação.

Salvador, 19 de dezembro de 2016.

Assessoria de Comunicação do Hospital do Subúrbio

 

Redação Portal Saúde No Ar

Louise Batista

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.