Cannabis e risco de periodontite

O consumo de cannabis e seus derivados, a exemplo de maconha e haxixe, pode aumentar significativamente o risco de desenvolvimento de periodontite, segundo estudo publicado na primeira semana de dezembro pela Academia Americana de Odontologia.Pesquisadores da Faculdade de Odontologia da Universidade de Columbia (EUA) examinaram 1938 adultos com idade entre 30 e 59 anos. Dentre os participantes, quase 30% declararam o uso recreativo frequente da planta. A análise mostrou que os membros desse grupo tinham de 24 a 29 pontos nos dentes com profundidade a partir de quatro milímetros no bolso gengival. Para os participantes que relataram uso moderado de cannabis, foi relatado que a profundidade era menor, índice que variou entre 18 e 22 pontos.

A periodontite, que é o quadro de inflamação e infecção das gengivas (gengivite) não tratada, causa o desenvolvimento de um bolso entre as gengivas e os dentes, fator detalhado na pesquisa.  A boa higiene oral é a melhor forma de se prevenir a inflamação. Além do cuidado básico rotineiro, a prevenção inclui limpezas profissionais regulares nos dentes.

Redação Saúde no ar

Maycon Menezes

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.