Dia Nacional de Combate ao Mosquito

O Dia Nacional de Combate ao Mosquito acontece a partir desta sexta-feira (02). A ação, que  consiste em uma programação integrada e simultânea, vai acontecer em todas as capitais do país, em articulação com prefeituras, governos estaduais e população. Ministros de Estado, militares das Forças Armadas, agentes de saúde e de defesa civil visitarão residências, escolas, órgãos públicos, canteiros de obras e outros locais para conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes aegytpi.

A mobilização aponta diretrizes para o fortalecimento de medidas de Prevenção e Eliminação de focos de Aedes aegypti nas dependências das unidades de saúde, escolas e demais locais de trabalho.  Na Bahia, em fevereiro deste ano, foi instalada a Sala Estadual de Coordenação e Controle Bahia (SECC), compondo o organograma do Centro de Operações Emergenciais em Saúde (COES). “Até o momento, a Bahia possui 115 Salas Municipais de Coordenação e Controle e/ou Comitê de Mobilização”, explica Maria Aparecida Araújo Figueiredo, coordenadora da SEEC e diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Notícias relacionadas

ONU lança campanha combate ao Zika

Alerta de epidemia do Aedes Aegypti

A programação do Dia Nacional foi elaborada pela Sala Nacional de Coordenação e Controle (SNCC), juntamente com as Salas Estaduais e Municipais de Coordenação e Controle  que têm como objetivos gerenciar e monitorar a intensificação das ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti, bem como,  a execução das ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia (PNEM).

A coordenação da SECC Bahia, juntamente com técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, da Coordenação de Doenças de Transmissão Vetorial e do Núcleo Regional do Ministério da Saúde, programou atividades para  esta sexta feira,  contando  com a presença de Henrique Villa, secretário Nacional de Articulação Social da Secretaria de Governo Federal (Segov), a Elzabete Santos, da Secretaria de Governo/ Membro da SNCC, e Eduardo Hage, diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde.

Redação Sáude no Ar

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.