Laser no tratamento de cárie

Você já ouviu falar sobre o tratamento da cárie com laser?
Quando o assunto é cárie, o pensamento imediato é de que uma visita ao dentista é indispensável. Com isso, é quase inevitável pensar nas dores e no desconforto do tratamento. Se o método tradicional ainda é o mais utilizado nos consultórios, uma alternativa que pode ganhar cada vez mais espaço é a que utiliza laser para a remoção da cárie.

O diferencial do laser é o processo de aquecimento da região até a quebra das moléculas do tecido cariado, ao invés do atrito com a superfície áspera do dente feito pelo “motorzinho”. Além disso, há dois tipos de laser para o tratamento: o de baixa potência e o de alta potência, diferença relacionada ao número de prótons. Mesmo assim, a utilização de materiais restauradores, como a resina composta para reconstituir a parte do dente que foi perdida, ainda é necessária.

Notícias relacionadas 

Por que escovar os dentes causa sede?

Falta de dinheiro não é desculpa

Em suma, o uso do laser não exige anestesia e, consequentemente, causa menos dor que o convencional. Por conseguinte, o calor faz com que a estrutura do dente fique mais resistente, além de esterilizar a área, o que diminui bastante as chances de novas cáries surgirem.

A nova técnica ainda parece ser inviável para ser utilizada em larga escala. Além do alto custo exigido e de ainda não ser consideravelmente difundida, o método tradicional ainda é mais rápido e ainda apresenta melhor resultado.

Entre vantagens e desvantagens, o laser é novidade e ainda é inviável financeiramente, mas pode se tornar uma técnica a ser utilizada em larga escala no futuro.

Redação Saúde no Ar

Maicom Menezes

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.