Estoque limitado: vacina apenas para criança

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou, em coletiva nesta quarta-feira (18), que a partir de hoje (19), somente crianças menores de 5 anos que ainda não tomaram a segunda dose serão vacinadas contra o H1N1, em Salvador. Está medida foi tomada porque restam apenas 35 mil doses  da vacina, o necessário para completar a imunização das crianças. A segunda dose deve ser tomada até o dia 30 deste mês.

A segundo o órgão, 93% do público-alvo, o equivalente a 579 mil pessoas, já foram imunizadas. Porém, o grupo de gestantes não teve a meta alcançada pela campanha, cerca de 74% delas. Segundo à Secretaria, acredita-se que esse déficit esteja relacionado com a redução do número de grávidas na cidade por conta do medo da microcefalia, já que o número esperado de gestantes era baseado em uma projeção.

Notícias relacionadas: 

Juazeiro tem 1° morte por H1N1

71% já se vacinou contra gripe

“Não podemos deixar de considerar para nenhum dos grupos o fato de que há um grande número de pessoas que foi vacinada na rede privada. Estamos coletando informações dessa rede para ver se esses 72% não pode ser incrementado. Estamos na expectativa da chegada de doses extra para priorizar esse grupo”, explicou Doiane Lemos, chefe de imunização do município.

Desde o início da imunização, do dia 18 de abril até às 9h desta quarta-feira, a campanha contra a gripe já imunizou 30.035 crianças com a primeira dose da vacina e apenas 18 com a segunda dose, conforme a secretaria.

A SMS já solicitou à Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e ao Ministério da Saúde um novo lote da vacina para a capital. A expectativa do secretário municipal de saúde, José Antônio Rodrigues, é de que até o final de maio o ministério mande uma nova remessa. “As pessoas devem aguardar uma nova redistribuição de vacinas por parte do Ministério da Saúde para se dirigirem aos postos”, alertou ele.

Ouça a entrevista Coordenador do Programa Estadual de Imunização Ramom Saavedra, falando sobre o H1N1. 

Redação Saúde no Ar*

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.