Novo clareamento dental

Atualmente, o clareamento dental pode ser feito de várias maneiras. Nos consultórios, uma técnica conhecida é baseada na aplicação de um LED azul, em conjunto com gel de peróxido de hidrogênio, ou água oxigenada concentrada (H2O2).

O gel libera substâncias responsáveis por quebrar os pigmentos que mantêm os dentes amarelados, processo iniciado através da incidência da luz. Uma nova técnica de clareamento que dispensa o uso de gel foi comprovada por Vitor Hugo Panhóca, pesquisador e do Instituto de Física da USP em São Carlos (SP).

O método é feito apenas com a aplicação de luz violeta. Desta forma, os pacientes não sentem hipersensibilidade, efeito colateral que ocorre geralmente após o branqueamento.

A luz violeta tem energia suficiente para quebrar os pigmentos do dente, da mesma maneira que os géis fazem, se diferenciando pelos modos: o gel atua quimicamente, enquanto a luz age de maneira física. A técnica está pronta para comercialização, o que será feito por uma empresa fundada pelos pesquisadores.

Redação Saúde no Ar*

Maycon Menezes

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.